Vida Sustentável

Pare de Procrastinar com a Regra dos 2 Minutos

Tradução livre de Renata Cunha

De acordo com James Clear, essa é uma simples estratégia que você pode começar testando hoje e ver como funciona na sua vida.

Aqui está…

A maioria das tarefas que você procrastina (deixa pra depois) não são difíceis de se fazer, você provavelmente tem talento e habilidades para cumpri-las, você apenas evita começa-las por um motivo ou outro.

A Regra dos 2 Minutos supera a procrastinação e preguiça fazendo ser tão fácil começar e tomar a ação que você não pode dizer NÃO.

Procrastinação

Parte 1: Se leva menos de dois minutos, então faça Agora.

A parte 1 vem do Bestseller de David Allen – Getting Things Done, ou na edição em português – A arte de fazer acontecer.

É surpreendente quantas coisas nós deixamos de lado que nós poderíamos finalizar em 2 minutos ou até menos. Por exemplo, lavar a louça imediatamente após a refeição, colocar as roupas na máquina de lavar, tirar o lixo, limpar a pia, enviar um e-mail, e etc.
Se te toma menos de dois minutos para completar a tarefa, então siga a regra e faça-o Agora mesmo.

Parte 2: Quando você começa um novo hábito, deve levar menos do que dois minutos para fazer.

Todos os seus objetivos podem ser finalizados em menos de dois minutos? Certamente não.
Mas cada objetivo pode começar sendo feito em dois minutos ou menos. E esse é o propósito por trás dessa pequena regra.
Pode parecer que essa estratégia é muito básica para sua vida com grandes objetivos, mas eu prometo lhe mostrar a diferença. Funciona para qualquer objetivo por uma única razão: a física da vida real.

A Física da Vida Real
Assim como Isaac Newton nos ensinou ha muitos anos atrás, objetos em repouso tendem a continuar em repouso e objetos em movimento tendem a permanecer em movimento. Isso é apenas uma verdade absoluta assim como as maças que caem.

faça agora

A Regra dos 2 Minutos funciona para grandes objetivos tão bem quanto para pequenos por causa da inércia da vida. Uma vez que você comece a fazer alguma coisa, fica fácil continuar fazendo-a. A Regra dos 2 Minutos é ótima porque defende a ideia de que todo tipo de coisas boas acontecem uma vez que você tenha começado.

Você quer se tornar um melhor escritor? Apenas escreva uma sentença (Regra dos 2 Minutos) e logo você vai se perceber escrevendo por uma hora.

Você quer ter uma alimentação mais saudável? Coma apenas um pedaço de fruta hoje (Regra dos 2 Minutos) e logo você vai se sentir mais inspirado para fazer uma saudável salada também.

Você quer que a leitura se torne um hábito? Apenas leie a primeira página de um livro novo (Regra dos 2 Minutos) e antes que você se dê conta, você terá lido o primeiro capítulo inteiro.

Você quer correr três vezes na semana? Toda Segunda, Quarta e Sexta, apenas calce seu tênis de corrida e vá até a porta da frente de casa (Regra dos 2 Minutos), e você vai acabar colocando quilometragens nas suas pernas ao invés de pipocas no seu estômago.

A parte mais importante para qualquer novo hábito ter início – não só pela primeira vez, mas para cada vez. Não se trata de resultado final, trata-se de consistência ao tomar uma ação. De diversas maneiras, tomar ação é mais importante que vencer. Essa é a simples beleza do começo porque você vai ter muitas oportunidades para melhorar seus resultados ao longo do tempo.

A Regra dos 2 Minutos não é sobre alcançar os resultados que você almeja, mas o processo de verdadeiramente fazer o que tem que ser feito. Funciona muito bem para pessoas que acreditam que este sistema é mais importante que o ponto final. O foco está em tomar ação e deixar que as coisas fluam para que se chegue naturalmente ao resultado.


Tente isso agora

Não existe garantia se a Regra dos 2 Minutos vá funcionar ou não pra você. Mas é uma garantia que nunca funcione se você nunca tentar.
O problema com a maioria dos artigos que você, podcasts que você ouve, ou vídeos que você assiste é que você consome a informação mas nunca a poe em prática.

Então, se você quer vencer de verdade a procrastinação, porque não usar esta informação de forma diferente e de fato usá-la, AGORA MESMO.

O que você pode fazer agora (que você está adiando) e vai levar menos de dois minutos? Faça agora.

Qualquer um de nós vai gastar os próximos 120 segundos. Use esse tempo para ter alguma coisa feita.

VÁ!

Renata Cunha

Renata atua como Personal Organizer desde 2015, é obcecada por listas e cestinhos organizadores. Busca uma vida mais leve de menos cobrança e controle, equilibrando organização na medida certa, uma boa dose de minimalismo e desapego, e muitas pausas e respiros para a auto consciência.

Você também pode gostar...