Vida Sustentável

Dia Mundial da Água – Dicas Sustentáveis

O Dia Mundial da Água é comemorado, todos os anos, no dia 22 de março.

Esta data foi criada pela ONU em 1993, com objetivo de alertar a população sobre a importância da preservação da água para a manutenção de todos os ecossistemas no planeta.

A água é um recurso natural precioso e fundamental para a sobrevivência de todos os seres vivos do planeta. 70% do nosso corpo, boa parte da natureza, alimentos e muito do que nos cerca é composto de água.

Mas ainda vejo esse assunto ser muito negligenciado e pouca tomada de consciência do coletivo. Normalmente só olhamos para um problema quando ele pesa no nosso bolso, mas a conta pode chegar antes.

Estima-se que mais de 2 bilhões de pessoas não tenham acesso à água potável no mundo. Fico triste em pensar que talvez só essas pessoas que as vezes precisam caminhar quilômetros para ter acesso à agua limpa é que saibam o real valor da água no planeta!

Enquanto isso, através deste texto e dessas dicas eu espero passar um pouco do que podemos fazer para preservar este recurso vital e que continuemos a ter em abundância na vida da maior parte das pessoas, e que com as ferramentas certas, possamos levar à todo ser humano.

Para preservar a água e cuidar dos oceanos e mares, é importante que o ser humano adote práticas sustentáveis, como a redução do consumo de água em atividades diárias, a utilização de sistemas de captação de água da chuva, o uso de tecnologias eficientes em indústrias e a agricultura sustentável.

Além disso, é essencial evitar o descarte inadequado de resíduos sólidos e químicos, que podem contaminar rios e mares. O controle do desmatamento e da degradação ambiental também é fundamental, já que a vegetação ajuda na absorção e retenção de água no solo, evitando a erosão e o assoreamento dos rios e oceanos.

Outra medida importante é a conscientização da população sobre a importância da água e do cuidado com o meio ambiente. É preciso que cada indivíduo faça a sua parte, adotando hábitos sustentáveis e incentivando outros a fazerem o mesmo. Somente com a cooperação de todos será possível garantir a preservação da água e a saúde dos oceanos e mares.

Veja algumas dicas de como cuidar e preservar a água do nosso planeta com algumas dicas práticas dentro da sua casa:

Uma das formas de maior desperdício de água são os vazamentos. Sabe aquele pinguinho “inocente” vazando da sua pia da cozinha ou do chuveiro mal fechado? Cuidado! São literalmente dinheiro pelo ralo. Se identificar algum, conserte-o imediatamente.

Além disso, de acordo com o feng shui, água representa a prosperidade. Canos vazando, torneira pingando e vazamentos em geral representam a prosperidade e energia vital indo embora.

No banheiro

Utilize a água de forma consciente: evite deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes ou faz a barba, reduza o tempo do banho e, se possível, feche a torneira entre um enxague e outro.

Você sabia que uma descarga de vaso sanitário convencional pode gastar em média de 6 a 16 litros de água por acionamento? Use a descarga com consciência e evite acionar sem necessidade. Se houver regulagem de água, use apenas a quantidade necessária.

Na cozinha

Ao lavar a louça evite ficar com a torneira ligada. Organize a louça antes de lavar e deixe os itens mais engordurados de molho para que reduzam seu tempo de lavagem. Se usar máquina de lavar louças, prefira ligar somente quando estiver cheia.

Utilize produtos de limpeza ecológicos: produtos químicos podem contaminar rios e mares, além de prejudicar a saúde humana e dos animais. Opte por produtos biodegradáveis, que não agridem o meio ambiente.

Descarte corretamente o lixo: o lixo descartado incorretamente pode contaminar rios e mares, além de prejudicar a saúde humana e dos animais. Separe corretamente o lixo em sua casa e descarte-o de forma consciente.

Diminua o consumo de Carne! Sim, a produção de carne tem influência direta no meio ambiente. De acordo com estudos, a produção de 1 kg de carne bovina pode consumir mais de 15 mil litros de água, enquanto a produção de 1 kg de frango pode consumir mais de 3 mil litros de água.

Em comparação, a produção de grãos, legumes e vegetais requer apenas cerca de 1.000 litros de água para produzir 1 kg de alimento.

Optar por uma alimentação mais orgânica e saudável é benéfica não só para a sua saúde própria como para o meio ambiente.

Na lavanderia

Use a máquina de lavar apenas quando estiver com uma carga completa.

Você sabia que ajustar o ciclo de 3 para 2 ou 2 para 1 lavagem pode diminuir drasticamente o uso de água e a sua conta de energia?

Se as roupas não estiverem muito sujas, regule a temperatura para 30°. O ciclo com água quente gasta mais.

No jardim

Reaproveite a água sempre que possível. Por exemplo, use a água da máquina de roupas para regar as plantas.

Plante árvores: as árvores ajudam na preservação do solo e na retenção de água, além de contribuírem para a qualidade do ar.

Essas são apenas algumas dicas de como podemos cuidar da água e do meio ambiente de forma sustentável.

Me conta quais desses hábitos você já tem na sua casa e quais pode aderir?

Lembre-se que a preservação da água é responsabilidade de todos nós. Vamos fazer a nossa parte para garantir que as futuras gerações possam desfrutar desse recurso tão valioso!

Renata Cunha

Renata atua como Personal Organizer desde 2015, é obcecada por listas e cestinhos organizadores. Busca uma vida mais leve de menos cobrança e controle, equilibrando organização na medida certa, uma boa dose de minimalismo e desapego, e muitas pausas e respiros para a auto consciência.

Você também pode gostar...