Natal é sempre época de preparar uma boa ceia junto de familiares e amigos mais íntimos, e não é por se tratar de intimidade que devemos deixar de lado a sofisticação e o cuidado ao servir e receber as pessoas mais importantes e que estão sempre ao nosso lado.
Veja abaixo algumas perguntas que você deve se fazer na hora de organizar o Natal na sua casa.
Eu nunca tive o habito de ir à missa aos domingos, mas imagino que Natal seja um pouco disso. Aquele dia em que a gente acorda naturalmente mais generoso, coloca a melhor roupa, recebe todos com um sorriso, deixa de lado as implicâncias de política e as opiniões conflitantes do grupo do whats app, e tudo isso pra muitas vezes ficar na sala da própria casa! Haha Ahh se a gente tivesse essa atenção todos os dias…
Normalmente final de ano envolve um clima maior de compaixão e compartilhar. As famílias se encontram para ter aquele jantar em volta da mesa com todos reunidos. Seja no esquema em que cada um leva um prato, ou quando a casa oferece todos os comes e bebes, dá pra preparar uma ceia com muito carinho e do jeito que todo mundo gosta (ou pelo menos a maioria que goste de uva passa).
Vamos lá, o primeiro passo em qualquer organização é pegar papel e caneta (ou o seu app favorito) para buscar alguns dados:
Existem duas formas de começar a organizar uma festa, a primeira é definindo o número de convidados, e a partir daí escolher o local que comporte. Ou o contrário… você tem o espaço definido e deve comportar o número de pessoas permitidas ali, seja em casa seja em um salão de eventos.
Então tenha em mente por onde você escolhe começar e considere os passos abaixo:
Defina uma média de convidados.
Será só a família (muitas vezes esse “só” já são umas 50 pessoas não é)? Amigos, agregados, vizinhos?
Na hora de planejar uma festa este é um dos passos mais importante para que tudo siga tranquilamente depois.
Lembre de considerar os agregados, que podem duplicar o seu número original, e as crianças também, fazendo uma contagem separada (para posteriormente calcular a porção de comidas).
Defina o local.
Com o número estimado de convidados você pode decidir onde será realizada a festa.
Será na sua casa? De algum parente? Algum salão de festas do condomínio?
Especialmente se for um espaço locado, verifique a disponibilidade e os horários de funcionamento. Que horas você vai poder entrar e preparar o salão e como funciona a limpeza pré e pós evento.
Se for na casa de outra pessoa, combine um horário que tenha alguém em casa pra te receber e quem será o time que vai te ajudar no dia.
Se você não conhece os espaços, agende um dia em que possa fazer uma espécie de visita técnica para conhecer o que tem ou não tem disponível, em questão de:
- Quantas mesas e cadeiras disponíveis;
- Como é a iluminação, precisa de alguma adaptação;
- Quais tomadas disponíveis para eventuais instalações;
- Quais louças serão utilizadas e a quantidade de pratos, copos e talheres atende o número de pessoas;
- Precisa locar algo extra;
- O banheiro e a cozinha estão em condições de receber a festa;
Envie os Convites e Dê uma data limite para resposta
Ainda acredito que os convites mais efetivos sejam feitos pessoalmente, mas quando não for possível no meio da correria do dia a dia, uma mensagem bem escrita pelo whats app ou e-mail já são suficientes.
Experimente incluir uma imagem para chamar mais atenção, envie o convite nos grupos em questão e também individualmente.
Não é porque você enviou mensagem para esposa que não precisa enviar para o marido. É um detalhe aparentemente bobo, mas lembre de enviar o convite para todos em questão.
Ninguém quer chegar no dia do evento e ter surpresas com o número de convidado. Aquele parente que sempre leva alguém extra sem avisar… Ou a família de 8 que não apareceu de última hora.
Dependendo do tamanho da sua festa, os números a mais ou a menos podem interferir sim no sucesso do evento e você precisa se prevenir!
Uma dessas formas é pedindo gentilmente, já no convite, a confirmação da presença com uma data suficiente para sua organização (normalmente no mínimo 3 dias antes do evento, mas isso claro, vai depender do tamanho total da festa e da complexidade das reservas).
E ao chegar esse dia estipulado, revise sua lista e envie uma mensagem para aqueles que ainda não responderam para confirmar sua posição. (Tem gente que não responde partindo do princípio que você sabe que essa pessoa vai participar… mas você não é obrigado a adivinhar…)
Comes & Bebes
Como será o formato do Natal? Jantar sentado? Mesa só para os mais velhos? Quantas crianças?
Todas essas perguntas são importantes para serem respondidas e dar sequência na organização do Natal em casa.
A festa é formal ou informal?
Você como anfitrião será responsável por fornecer todas as comidas e bebidas ou cada um é convidado à levar um prato?
Dividir custos e responsabilidades podia soar indelicado na época dos bailes da Família Real, mas no mundo em que vivemos hoje não é nenhuma ofensa pedir ajuda, dividir a conta do açougue e cada um levar a sua própria bebida. Principalmente estando entre família e amigos, não precisamos esconder nossas necessidades, e nem deveríamos.
Alguém tem restrição alimentar ou preferência por arroz à grega sem uva passa? Certifique-se de que todos estarão bem cuidados e tem opções pra se servir.
No Dia de Natal
Nem preciso falar que você deve adiantar TUDO que puder para que no dia da festa você tenha tempo suficiente pra fazer o que ainda falta e não consegue antecipar, como buscar
Comprar presentes de última hora commm certeza NÃO é indicado e você pode evitar essa cilada tendo algumas lembrancinhas reservas em casa pro caso de aparecer alguém desavisado. (aliás isso idealmente deveria estar sempre disponível em todas as épocas do ano).
Sair atrás de algum item de decoração também não vai ser a mais divertida das atividades nesse momento. Portanto, tudo trata-se da organização que você começou há semanas atrás. Todo e qualquer planejamento que tenha feito e despendido tempo anteriormente, agora vai valer a pena!
Convoque o seu time previamente contatado e confirme os horários para organizar a sala e a decoração. Também é indicado que possa fazer isso no dia anterior.
Ainda para Pensar!
A Decoração e Limpeza é sempre um fator importantíssimo em qualquer situação que você for receber. Certifique-se de que está tudo limpo, até aqueles cantinhos mais inóspitos e escondidos do sofá e decore com muita cor e diversão. A decoração é um dos pontos mais importantes para fazer as pessoas se sentirem a vontade e receberem o clima natalino como uma linda árvore e Papais Noeis enfeitando. Você também pode abusar dos próprios itens da Ceia para decoração, como frutas secas, taças e bebidas. Tudo bem colocado e disposto na mesa já demonstra a atenção aos detalhes e o carinho presente.
No caso dos Presentes, se a família for grande fica difícil garantir uma lembrança pra cada um, mas você pode propor um Amigo Secreto pra que todos saiam ganhando, hoje sites fazem isso com um simples cadastro no e-mail e sorteio online. Facinho.
Se você faz questão de presentear a todos, verifique opções mais acessíveis e especiais, talvez objetos feito a mão por alguém que você conheça ou você mesmo pode se arriscar a algo bem criativo. (vou dar algumas dicas no próximo post)
Para as crianças, certifique de entretê-las com brincadeiras, uma mesa bem decorada de doces e a visita do Papai Noel, claro. (enquanto existir aquele tio que adora vestir aquela barba branca e botas pretas no nosso natal de 40º)
– Faça a lista da Ceia, receitas, compras no supermercado e divide com os convidados, se necessário;
– Prepare uma seleção de músicas para receber e para dançar;
– Receba os seus convidados pessoalmente e com um belo sorriso;
– Aposte na iluminação através de velas e luminárias para dar um clima aconchegante e sofisticado;
– Certifique-se de que todos estão bem servidos, copos cheios e confortáveis (se precisar peça ajuda para mais alguém lhe apoiar nessa “fiscalização”);
– Como terá uma alta circulação nas áreas da casa, dê uma atenção especial ao banheiro, certificando-se de que não falte papel e toalhas secas;
– Se você tem convidados com necessidades especiais de alimentação, locomoção ou qualquer outra, certifique-se de que serão bem atendidos.
– E por fim, relaxe e aproveite! É uma noite para curtir a família, os amigos e celebrar essa harmonia (que não acontece nos 365 dias do ano).