Organização da Casa Organização Digital

O que não é visto, não é usado

Existe uma máxima pra mim, inclusive porque talvez não confie muito na minha memória, é que tudo que NÃO está visível e acessível, não é utilizado.

É por isso que ao organizar a minha casa e a dos meus clientes, um dos principais pontos no planejamento da organização é dispor os itens de uma maneira prática o suficiente, que mesmo numa prateleira, por exemplo, você consiga puxar um cesto e enxergar o que está no fundo, sem dificuldade.

Isso funciona para banheiros, dispensas, cozinhas e closets.

Se você tiver um monte de blusas amarrotadas, sem uma dobra adequada, sem o espaço certo pra dispor, pode acreditar que você vai acabar usando sempre as mesmas e as que tiverem ‘por cima’.

Não preciso me explicar muito ou dar variados exemplos, tenho certeza de que você sabe do que estou falando.

Em termos de cozinha, dispor os itens da maneira adequada pode nos fazer economizar muito dinheiro, pois não compraremos mais itens repetidos e mais importante, não desperdiçamos alimentos por terem passado da validade sem você ver.

No que se refere ao guarda roupas, nem sempre é tão fácil encontrar a maneira ideal de organizar as roupas, sapatos e acessórios.

Não vamos entrar no mérito aqui de “não falta espaço, é porque você tem coisas demais”.

Vamos supor que você já tenha feito uma boa seleção das peças que tem e manteve apenas o essencial, e que mesmo assim não considere que tenha espaço suficiente para que tenha tudo à vista… neste caso é preciso encontrar outros recursos.

Para muitas pessoas é sugerido, se a sua cidade permitir, a troca das peças conforme cada estação. Ou seja, durante o verão as peças de inverno ficam armazenadas em locais mais fechados e inacessíveis, talvez em packs à vácuo, e no inverno, vice versa, você “esconde” shortinhos e regatas que não serão úteis por um certo período.

Neste caso, ou no caso de um armário com difícil aproveitamento de espaço onde você se vê obrigada a deixar itens menos visíveis do que outros, uma boa alternativa é usar algum aplicativo.

Se você é dos anos 80/90 como eu vai lembrar do filme As Patricinhas de Beverlly Hills onde a protagonista Cher tinha um guarda roupas virtual onde conseguia combinar todas as peças e criar os looks mais desejados.

Hoje em dia existem diversos aplicativos disponíveis que têm essa função, e o que eu já uso há alguns anos e gostaria de compartilhar chama: Your Closet.

O aplicativo Your Closet é muito mais do que um gerador de looks. Pra mim uma das principais funcionalidades é poder de fato enxergar tudo que tenho.

Imagine que você baixe todas as roupas que tem no guarda roupa de uma só vez, percebendo cada detalhe e visualize combinações, quantidades e possíveis excessos.

Eu morei em 4 diferentes países nos últimos 4 anos, e foi necessário reorganizar malas, doar muuuita coisa e criar uma espécie de inventário do que eu tenho e tive que deixar guardado por um tempo. (No momento tenho duas malas fechadas em casas de amigas – obrigada, amigas! – e sei exatamente o que tenho nelas graças à esse app)

No início pode parecer um trabalho exaustivo, principalmente se você tiver muitas roupas, mas vá fazendo aos poucos. Eu lembro que tirei 1 ou 2 tardes e fui fotografando tudo que tinha, em cabides, e depois alimentei o app.

Hoje em dia está tudo lá, cada peça que entra ou sai, é só incluir ou editar.

Como qualquer sistema, exige um tempo de dedicação maior no início, e depois é só manter.

importante: as legendas estão em espanhol e inglês meramente porque é a linguagem no meu telefone, mas você terá tudo em português se assim o preferir, não se preocupe.

Mais do que montar looks e me mostrar as peças que tenho em cada categoria (blusas, casacos, jeans, saias, vestidos, sapatos, etc… você cria as categorias e nomenclatura que fizerem sentido pra você), ainda pode incluir informações válidas como data da compra, marca, valor pago, e as cores principais, que te ajudarão a compor looks para cada estação/ocasião ou encontrar peças específicas.

Um outro bom motivo para usar um app como esses, é que, como disse lá no início, não confio muito na minha memória, já aconteceu de estar numa loja, gostar de uma blusa por exemplo, e ao abrir o app para dar uma conferida no meu closet virtual, vejo que já tenho uma outra blusa muito semelhante, e logo me ajuda na hora de decidir ou de escolher peças que realmente façam sentido incluir, sem sair comprando por impulso ou simples desejo.

Além disso, se você gosta de planejar as malas antes de viajar como eu, o aplicativo Your Closet é uma ótima ferramenta pois você pode abrir diferentes malas de viagem e copiar as peças lá pra dentro e visualmente perceber o que precisa levar, inclusive as datas que planeja usar e como pode combinar cada peça, para que nada seja carregado em vão.

Tem ainda dois recursos que já usei algumas vezes.

Um é scanear uma cor, por exemplo, você vê uma blusa verde na loja, pode scanear a cor e o app te mostra todas as peças que você tem naquele mesmo tom. (pra isso as edições tem que estar bem certinhas e configuradas pra te mostrar as peças certas)

E a outra é Gerar novos looks, você escolhe um item de cada categoria, por exemplo tshirt+calça+sapato+acessório, e o aplicativo Your Closet te apresenta todas as combinações possíveis.

Eu adoro esse recurso pois já aconteceu de me mostrar combinações que eu nunca tinha pensado antes e de fato, ficavam muito boas. É pra sair da caixa!

Você ainda enxerga em números, quantas peças, quantas combinações, as peças menos usadas, as mais caras, as mais baratas, e por aí vai…

Com um inventário de todas as suas roupas e acessórios, seja num aplicativo ou outra forma que ache mais conveniente, você vê as QUANTIDADES do que possui, a semelhança de cores e tecidos e chegar à conclusões como: suas cores preferidas, talvez esteja precisando de um sapato pro trabalho, pode doar alguns dos seus vestidos, quem sabe na próxima compra evite peças regatas já que as que tem nem usa…

enfim, você aprende mais sobre si mesmo, sobre o que não tem e precisa, mas sobretudo, sobre o que já tem e pode usar mais, fazer boas combinações e escolhas mais conscientes de consumo.

Gostou da dica?

Nota de rodapé: O app Your Closet está disponível apenas para Android, mas tenho certeza que na AppleStore você encontra apps semelhantes e que trazem os mesmos recursos e benefícios.

BAIXE NO GOOGLE PLAY

Você já usa ou experimentou um aplicativo como esse?

Me conta nos comentários.

Renata Cunha

Renata atua como Personal Organizer desde 2015, é obcecada por listas e cestinhos organizadores. Busca uma vida mais leve de menos cobrança e controle, equilibrando organização na medida certa, uma boa dose de minimalismo e desapego, e muitas pausas e respiros para a auto consciência.

Você também pode gostar...