O Whatsapp é um dos aplicativos mais acessados no mundo todo por mais de 2 bilhões de pessoas, e o Brasil está na segunda posição no número de usuários ativos, atrás apenas da China.
92% dos brasileiros usam o aplicativo e sei que você é um deles!
Porém, apesar de populares, os aplicativos podem esconder recursos não tão conhecidos dos usuários e que podem facilitar ainda mais nossa vida e cuidar dos nossos dados da maneira correta, como o Backup.
Se não foi aconteceu ainda com você, com certeza você conhece alguém que perdeu o celular, foi roubado ou trocou o aparelho e perdeu todas as conversas, contatos e histórico das mensagens. O que algumas pessoas não sabem é que isso pode ser completamente evitado e agora você vai aprender como verificar se seus dados estão salvos, e caso contrário, como ativar o salvamento.
Como fazer Backup do Whatsapp?
Abra o aplicativo de mensagens e clique nas três bolinhas no canto superior direito, em Configurações.
Em Conversas, além de poder personalizar o tema e tamanho da fonte do whatsapp, você escolhe a frequência do backup.
Em Backup de Conversas verifique se está ativo, com qual frequência e para qual conta de e-mail está indo este histórico (Google Drive ou Icloud). Bem como se os arquivos salvos incluem vídeos ou não.
Caso sua conta de e-mail não esteja conectada, toque em Adicionar conta quando solicitado e insira seus dados para se conectar.
Com qual frequência fazer o Backup do whats app?
A frequência do backup vai depender das necessidades de cada um. O aplicativo lhe dá as opções: Mensal, Semanal, Diário, Somente quando eu autorizar ou Nunca.
Se você troca um volume grande de mensagens diariamente, e essas mensagens são importantes ou de trabalho, convém ativar o Backup diário. Se você tem troca de mensagens com menor fluxo de entrada e não teria problemas em ‘perder’ o histórico de uma semana, pode selecionar, assim como eu, o Backup Semanal.
Já a opção Mensal e Nunca, não recomendo pois deixaria seu histórico em risco.
É importante lembrar que sempre que você for fazer a troca do celular, e instalar o app em um novo aparelho, você deve entrar nessa parte no telefone antigo e atualizar o backup manualmente, para que no momento que o aplicativo seja instalado no celular novo, ele consiga migrar até as últimas mensagens. E então é só seguir o passo a passo abaixo.
Como restaurar Backup no Android
Se você está com aparelho celular novo, por exemplo, ou reconfigurando o sistema e quer restaurar o backup do whatsapp, siga o passo a passo abaixo:
- Verifique se a Conta do Google em que o backup está salvo está conectada no novo aparelho Android.
- Instale e abra o WhatsApp e, em seguida, confirme seu número de telefone.
- Quando solicitado, toque em RESTAURAR para restaurar suas conversas e seus arquivos de mídia do Google Drive.
- Ao final do processo de restauração, toque em AVANÇAR. Suas conversas serão exibidas quando a inicialização for concluída.
- Após restaurar suas conversas, o WhatsApp continuará restaurando seus arquivos de mídia.
Como restaurar Backup no Iphone
- Verifique se você já tem um backup no iCloud. Abra o WhatsApp e toque em Ajustes > Conversas > Backup de conversas.
- Se você consegue visualizar quando o último backup foi feito, apague e reinstale o WhatsApp.
- Após confirmar seu número de telefone, siga as instruções na tela para restaurar seu histórico de conversas.
Salvar e Exportar uma conversa
Uma outra maneira de salvar as conversas é exportando o conteúdo inteiro de um chat específico.
Abra a conversa em questão, seja grupo ou mensagem privada, clique nos três pontinhos no canto superior direito da tela, vá em Mais e escolha a opção ‘Exportar conversa’.
Você pode optar por exportar com ou sem mídia, o que vai determinar o tamanho do arquivo.
Selecione pra onde deve ser enviado o arquivo ou com quem você quer compartilhar.
Sobre o Backup criptografado
Para ter mais uma camada de segurança, o Whatsapp dá a opção de ativar um backup criptografado de ponta a ponta.
Quando você ativa o backup criptografado, suas mensagens e seus arquivos de mídia são armazenados na nuvem e ficam protegidos com uma senha ou uma chave de criptografia de 64 dígitos. Esta tecnologia é para garantir que todas as suas mensagens e chamadas fiquem somente entre você e a pessoa com quem você está conversando. Ninguém mais pode ler ou ouvi-las, nem mesmo o WhatsApp.
Pela minha experiência, este recurso pode ser utilizado no caso de pessoas famosas ou de dados muito sigilosos, mas em geral para nós, seres humanos comuns, não acho necessário pois a maior reclamação que encontrei sobre este assunto foi “perdi a senha do backup criptografado, e agora?”. E agora acontece que você perde de vez todas as suas informações e não consegue mais regatá-la, portanto, pense bem se você precisa dessa camada de segurança extra ou ela pode te trazer ainda mais dor de cabeça.
E então, já sabia como fazer o backup do whatsapp? Espero ter ajudado.
Me conta nos comentários se você já perdeu os dados do whatsapp e como foi a sensação.
Fico feliz em saber que agora você não vai mais passar por isso e pode ajudar outras pessoas à ativar esse recurso também compartilhando esse link.