A era digital em que vivemos tem nos trazido uma enorme quantidade de informações e arquivos digitais para gerenciar, e isto pode ser um grande gatilho para a exaustão e o estresse. Para evitar que isso aconteça e usar a tecnologia da melhor maneira possível, e ao nosso favor, é essencial ter um sistema eficiente para gerenciar arquivos e documentos digitais.
A Organização Digital nos permite ter maior controle sobre o volume de dados e informações que recebemos todos os dias, maior otimização das tarefas e sincronização dos dispositivos para ter acesso aos arquivos, de forma segura, de qualquer aparelho e qualquer lugar do mundo.
Além disso, felizmente existem muitos aplicativos que podem facilitar o nosso dia a dia e automatizar boa parte de um processo anteriormente manual.
Abaixo listei os meus preferidos:
- Todoist
O Todoist é o meu companheiro fiel de todos os dias! Um aplicativo de gestão de tarefas que permite criar listas de tarefas, definir datas e categorizar cada uma. O aplicativo oferece recursos como lembretes, prazos e etiquetas para ajudar a organizar as tarefas de forma eficiente. Pra quem é fã de listas como eu, este é imprescindível!
COMO USAR: Listas de mercado, lista de viagem, lembretes diários, tarefas recorrentes, lembretes com datas futuras, tipo declaração de imposto de renda e contas à pagar.
- Evernote
O Evernote é um aplicativo de gerenciamento de notas e informações que oferece uma variedade de recursos para ajudar na organização e produtividade. Você cria cadernos, e dentro desses cadernos notas que podem ser geradas em diferentes formatos, incluindo texto, áudio, imagem e vídeo em diferentes categorias.
Além disso, o Evernote oferece recursos de colaboração em equipe, permitindo que você compartilhe suas notas e cadernos com outros membros da equipe e trabalhe juntos em projetos ou até mesmo entre amigos e familiares que tenham algum projeto em comum. O aplicativo também possui recursos de lembretes e listas de tarefas para ajudar a manter o controle sobre as atividades diárias, mas confesso que para este recurso uso mais o todoist.
O Evernote é sincronizado e pode ser acessado do computador, web e celular.
COMO USAR: Use-o como um bloco de notas para estudos, captura de artigos na internet, criação de planejamentos, salvar receitas, roteiro de viagens e qualquer tipo de arquivo que contenha um certo volume de texto e imagem.
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- Google Calendar
O Google Calendar é um aplicativo de calendário que permite criar e gerenciar eventos e compromissos. O aplicativo oferece recursos de lembretes e notificações para ajudar a lembrar de compromissos importantes. Além disso, o Google Calendar permite compartilhar eventos com outras pessoas e sincronizar seus eventos com outros aplicativos, como o Todoist e o Trello.
COMO USAR: Agenda online, insira seus compromissos com data e hora marcada e compartilhe com os interessados. Também uso como recurso para lembrete de aniversários e datas especiais, além de incluir dados de viagem quando estou em trânsito.
- Google Drive
O Google Drive é uma plataforma de armazenamento em nuvem que permite armazenar e compartilhar arquivos e documentos online. É integrado ao Google Docs, que oferece ferramentas para criar, editar e colaborar em documentos online. O Google Drive também oferece integração com outros aplicativos populares, como o Trello e o Asana, permitindo que você compartilhe arquivos e documentos com outros membros da equipe.
COMO USAR: Será seu “cérebro online”. Salve tudo aquilo que precise estar em segurança e com backup ativo, como documentos importantes digitalizados, arquivos digitais de trabalho e pessoais, imagens, planilhas e etc.
- Trello
O Trello é um aplicativo de gestão de tarefas e projetos baseado em cartões. É simples de usar e permite organizar suas tarefas em diferentes listas e quadros. Cada cartão pode ser personalizado com notas, prazos e etiquetas de cores para ajudar a categorizar e priorizar as tarefas. Além disso, o Trello oferece recursos de colaboração em equipe, permitindo que você compartilhe cartões com colegas e acompanhe o progresso do projeto.
COMO USAR: Perfeito para gestão de projetos, especialmente profissionais, e criação de cards para ação. Pode ser integrado ao todoist, o que facilita o gerenciamento no dia a dia.
BÔNUS:
- Daylio
O Daylio não é necessariamente um aplicativo para otimizar suas tarefas mas para rastrear o seu estado emocional. É um aplicativo de registro de humor e atividades diárias. Desde que tenho alimentado esse sistema eu consigo fazer análises mais embasadas sobre meus processos emocionais, possíveis crises, porque e quando elas acontecem. Isso nos traz dados para que possamos gerir melhor as emoções e permite que você identifique padrões e hábitos positivos e negativos. Além disso, o Daylio permite que você crie lembretes e notas para ajudar a manter o controle sobre suas atividades diárias e incluir dados relevantes para você.
Ao utilizar esses aplicativos, você pode maximizar sua produtividade e manter suas tarefas organizadas. Cada um desses aplicativos oferece recursos exclusivos e podem ser usados em conjunto para criar um fluxo de trabalho eficiente.
Com tantos aplicativos disponíveis, escolher o certo pode ser um desafio. No entanto, com a lista acima, você pode começar a explorar as opções e escolher os aplicativos que melhor atendem às suas necessidades.
Me conta, tem algum desses que você usa ou outro pra sugerir?
Fique à vontade para comentar.
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