Livros sobre Organização

Organize sua Casa antes de Criticar o Mundo

Arrume seu quarto antes de querer resolver os problemas mundo!

Esta é a 6a Regra que o autor Jordan Peterson traz na lista dos livros mais vendidos pela Amazon: 12 Regras para a vida: Um antídoto para o caos.

Eu como boa buscadora de ‘regras’ e do ‘controle do caos’ fui rapidamente atraída pelo título e pela promessa simplista de em 12 passos resolver os meus problemas.

Mas como de costume, logo vi que um livro não me salvaria desse descompasso da vida e que ainda por cima, a leitura me faria quebrar muito a cabeça.

Achei a leitura complexa e com paradoxos novos, que nos fazem sair da caixinha e da zona de conforto, isso claro, traz mais caos ainda.

Mas não à toa é um dos livros mais vendidos dos últimos tempos e teve ‘parte 2’, Além Da Ordem: Mais 12 Regras Para a Vida.

É riquíssimo, cheio de conteúdo e de fato coisas que alguém precisa falar!

Jordan tem diversas entrevistas veiculadas no youtube, que também conseguem trazer ao público o que ele pensa e como se relaciona com algumas questões polêmicas, como o feminismo e igualdade de gêneros.

Na regra intitulada como ‘Organize sua Casa antes de Criticar o Mundo’ e ele traz uma questão muito óbvia, aparentemente, que é aplicarmos pequenas ações de melhoria dentro da própria casa, e de nós mesmos, antes de querer sair corrigindo o mundo.

Peterson traz o exemplo de alguns dos piores massacres de adolescentes em escolas americanas e até do nazismo em que a violência era justificada pela ‘falta de fé no ser humano’, por não verem nada de bom que OS OUTROS pudessem fazer. Logo, eles se acham no direito e as vezes dever, de eliminar essa raça humana destruída e sem esperança.

O autor não fecha os olhos para a realidade, de que a vida é dura principalmente quando estamos passando por situações mais desafiadoras e burocráticas, que as coisas parecem sim fora de controle as vezes, mas que ainda assim somos responsáveis por muito do que nos acontece, independente do governo que rege lá em seus palácios governamentais.

Trazendo em questão vários autores, filósofos e pensadores, Peterson deixa claro que muitos já chegaram à conclusões muito pessimistas de que a vida não faz sentido e corajosos são aqueles que acabam com esta ‘piada’, como disse Tolstói. As dúvidas e indagações não são privilégio de grandes pensadores de nomes renomados. Tenho certeza de que em algum momento você também se perguntou “Qual o sentido”, a clássica “De onde viemos, para onde vamos?”, e as vezes é difícil achar uma resposta clara. Mas o que fica claro é que enquanto estivermos buscando explicação para o caos em que nós mesmos nos colocamos no governo, na cidade em que mora, na sua família… pouco vai poder ser feito.

É preciso arrumar sua própria bagunça antes, recolher seu próprio lixo do quarto do delivery que você pediu semana passada, antes de vir reclamar que o prefeito não deixou a cidade limpa como você gostaria.

Jordan Peterson não mede palavras pra jogar na nossa cara o quanto a sociedade é hipócrita. E depois de se recuperar desses puxões de orelha, olhe à sua volta e veja se o ambiente em que você está está do jeito que você gostaria, se o corpo que você reside está sendo cuidado como merece.

E aí quem sabe teremos um pouco de integridade na hora de votar e escolher outros seres humanos errantes para “nos governar”.

Aproveite para comprar os dois livros e considere trocar com um amigo e conversar sobre os pontos que Jordan aborda.

trechos do livro:

“Considere suas circunstâncias. Comece com pouco.
Você aproveitou totalmente as oportunidades que lhe foram oferecidas?

Está se esforçando em sua carreira, ou mesmo em seu emprego, ou está deixando que a amargura e o ressentimento o detenham e arrastem para baixo?
Você fez as pazes com seu irmão? Está tratando seu cônjuge e seus filhos com dignidade e respeito?
Tem hábitos que destroem sua saúde e bem-estar? Você realmente assume suas responsabilidades? Disse o que precisava dizer a seus amigos e familiares?
Há coisas que você poderia fazer, que sabe que poderia fazer, que deixariam as coisas ao seu redor melhores?

Você arrumou sua vida?

Se a resposta for não, tente isso: comece a parar de fazer o que você sabe que é errado. Comece hoje.

– Jordan Peterson, em 12 Regras para mudar uma vida

Renata Cunha

Renata atua como Personal Organizer desde 2015, é obcecada por listas e cestinhos organizadores. Busca uma vida mais leve de menos cobrança e controle, equilibrando organização na medida certa, uma boa dose de minimalismo e desapego, e muitas pausas e respiros para a auto consciência.

Você também pode gostar...