Antes de tudo precisamos diferenciar organização de arrumação.
Enquanto a arrumação “põe a bagunça no lugar” classificando por critério estético, a organização visa a otimização do espaço e tempo com prioridade na funcionalidade, facilitando a vida das pessoas envolvidas através de processos e técnicas que vão permitir a rotina fluir mais levemente e com menos carga.
Nos tempos de hoje, em que acumulamos cada vez mais tarefas, cada minuto de sobra torna-se valioso para investirmos ao lado das pessoas que amamos ou praticando atividades que nos fazem bem.
Em virtude disso, o profissional especializado em Organização tem sido cada vez mais requisitado, para que através da aplicação de métodos e sistemas personalizados, seja possível trazer ao dia a dia das pessoas maior otimização de espaço e tempo, menos acúmulo e estresse desnecessário, e tornar os ambientes, sendo casas ou escritórios, em lugares limpos, práticos e funcionais com a Qualidade de Vida que se busca.
O Personal Organizer pode atuar em diversas áreas: residenciais, na organização de closets, cozinhas, banheiros, home offices etc, em escritórios, na categorização de documentos e materiais de trabalho, ou até mesmo na organização de arquivos digitais, fotografias e otimização do tempo.
Se comparada a outras profissões, o Organizador Profissional ainda é pouco reconhecido no Brasil e não possui uma regulamentação específica. Entretanto, é uma atividade que vem crescendo cada vez mais e tem grande exposição na mídia internacional, com muito potencial do aumento da demanda por este tipo de serviço.
Como profissional desta área, eu tenho por objetivo proporcionar mais Qualidade de Vida aos meus clientes, transformando os ambientes em espaços mais limpos e funcionais.