Minimalismo & Essencialismo Organização da Casa Vida Sustentável

20 itens para Desapegar (ainda este ano)

Descartar ou doar o que não tem mais utilidade é essencial na organização e principalmente para manutenção da harmonia e bem estar da casa e das pessoas que vivem ali.

Quando menos nos damos conta, já acumulamos milhares de coisas que nem tem uso mais, e o final/inicio do ano é um bom momento pra aproveitar este embalo de novas energias e colocar tudo que sobra para fora do seu lar.

Neste ano lancei um Desafio no Instagram com 20 ITENS para desapegar ao longo de 30 dias e começar um novo giro ao redor do sol mais leve. 😉

Para aproveitar da melhor forma este artigo, sugiro que imprima o quadro abaixo e deixe na geladeira ou num lugar visível da casa pra que possa acompanhar dia a dia quais as tarefas propostas, e volte no artigo para ver as dicas de cada área.

  1. 🎁 Papel de Presente

Passada as festas de final de ano, é um bom momento pra revisar o que sobrou de papel, fitas e sacolinhas de presente e descartar tudo aquilo que não vai ser utilizado.

  • Tudo o que estiver em bom estado, coloque em caixas com etiquetas. Se for necessário faça uma separação do que são papéis de Natal ou infantis, e guarde em pastas separadas pra facilitar quando você precisar embalar os presentes.
  • Este tipo de item pode ser guardado nas partes mais altas do armário, se tiver disponível, ou em prateleiras e gavetas do escritório ou da sala.
  1. Gaveta da Bagunça de Papéis

Todo mundo tem uma gaveta de tralhas pela casa. (comenta aqui embaixo se você também tem) ✌️Provavelmente você tem uma gaveta com papéis, de todos os tipos, flyers, cartões, correspondências, etc, no escritório, as vezes na cozinha.

Se você tiver mais de uma, escolha uma de cada vez.

  • Tenha um saco de lixo por perto e descarte tudo que não precisa guardar.
  • O que eventualmente for importante mas não precisar do papel, tire foto ou digitalize*.
  • Se tiver itens que não pertençam àquela gaveta, como remédios ou bijouteria, devolva à sua origem.
  • Tenha plásticos para separar e dar nome à cada tipo de papel, por nome da pessoa ou tipo: contas à pagar, anotações, lista supermercado, etc.

Gavetas com itens aleatórios tem uma tendência muito grande à bagunçar exatamente por serem itens de tamanhos e utilidades diferentes. Portanto, abuse de divisórias. Podem ser caixinhas de acrílico próprias pra isso ou improvise com potes baixos que já perderam a tampa.

  1. Canetas

Caneta é aquele tipo de coisa que some ou se multiplica enquanto estamos dormindo, já repararam?

Caneta é algo que sempre precisamos, mesmo em tempos digitais, mas não é todo mundo que tem uma em mãos. Não porque não tenha em casa, mas porque esquece mesmo onde guardou.

  • Reúna todas as canetas que encontrar pela casa, um pedaço de papel, e TESTE cada uma delas. Chame as crianças pra ajudar nesta atividade, elas vão gostar.
  • Encontre as tampas e descarte aquelas secas ou com potencial pra estourar no bolso da sua camisa preferida.
  • Por falar em bolso, dê uma olhada também se há caneta esquecida dentro de bolsas e pastas!
  • Deixe uma ou outra em lugares alternativos, tipo na cozinha pra anotar a lista, ou qualquer bilhete. (ainda se deixam bilhetes? lembro na época da minha vó com aquelas cadeirinhas próprias para o telefone e lista telefônica! lembram disso?)

Categorize e escolha o melhor lugar pra organizá-las. Talvez você tenha um home office, uma bancada, uma prateleira e pode deixá-las em copos e canecas. Gosto também de separar em latinhas ou vidros sem tampa. Ou talvez sejam lápis de cor que podem ficar num estojo. Você escolhe o que ficar mais prático 🎨

  1. Revistas e Jornais

Tenha um saco de lixo por perto, dessa vez bem resistente, e descarte tudo aquilo que já não lhe interessa.

  • Escolha um lugar onde ficarão todas as revistas e categorize conforme seu próprio interesse, talvez por data, ou por assunto, ou por dono, vai depender do seu propósito.
  • Já os jornais que queira armazenar, digitalize para garantir uma cópia e guarde o original em um lugar protegido de luz e calor, porque aceleram a decomposição do papel. Também escolha um lugar seco e livre de traças. Ninguém quer se deparar com um grande buraco nas páginas quando for acessar algo (como já aconteceu comigo? 🥺)

Se você tiver um ficheiro também é uma boa forma de catalogar.

Ao descartar, procure centros que aceitem doações ou artesãos que trabalham com pedaços de jornais e revistas. Dá pra fazer trabalhos incríveis com o suposto lixo.

  1. Livros

Livros são a paixão de muitos! E ta aí uma categoria que eu não acho que precise ser toda organizada no mesmo espaço. Livros devem estar em todo o canto, na minha opinião. Mas nem por isso precisa estar desorganizado.

Livros na cozinha, no banheiro, no quarto e no escritório. Tem algum lugar onde não caia bem uma leitura? 🤓

Na hora de organizar escolha que tipo de separação você quer fazer, pode ser por ordem alfabética de título, de autor, de tema e até mesmo por cores da capa. Como você prefere organizar os seus?

Aproveite para devolver aqueles que você pegou emprestado (o dono agradece).

Revise se estão em bom estado, se não têm traças, tire o pó e coloque no seu lugar favorito.

Eu confesso que ainda numa vida meio nômade eu tenho bem menos livros físicos comigo do que gostaria, estão quase todos na casa da minha mãe ainda. Uso muito o kindle mas não troco o livro real por nada. Você também é desse tipo ou já se habituou à ler mais online?

Quando finalizar pode escolher um livro de preferência pra dar uma relaxada ☕️, curtir o final de semana para voltar para o nosso cronograma. 😚

  1. Roupas de Cama e Toalhas

Aproveita 20 minutinhos que tiver hoje e vai dar uma olhada nas roupas de cama e banho.

Tenho certeza que você vai encontrar coisas que já não precisa.

Na hora em que bate a dúvida do desapego, eu gosto muito de usar perguntas chave como: Será que isso não tem mais utilidade pra outras pessoas do que pra mim?

Isso eu aplico pra roupas e tudo mais, mas especialmente roupas de cama e banho, as vezes não nos damos conta do quanto pessoas carentes não tem o que usar.

[Confere neste link um Fluxograma que preparei para ajudar você na hora do Descarte]

Você não precisa doar aquilo que já está rasgado e velho demais, mas pode doar tudo que está em excesso.

Cada um cria sua própria regra, e a regra que eu gosto de usar é ter no máximo 3 conjuntos de cada coisa. Enquanto eu uso um jogo de cama, por exemplo, eu tenho um limpo guardado, e um lavando. Assim com toalhas, assim com tapetes, e com cobertores e edredon pode ser até 2.

Considere se você tem cama de casal ou solteiro, de hóspedes, quantos banheiros… mas experimente ter somente o necessário.

Você vai ver como vai ser muito fácil organizar assim.

E quem receber esta doação vai ficar extremamente grato. Não é só na Campanha do Agasalho que pessoas precisam de doações 😉

Passe adiante, viva com o essencial. E assim leve a sua semana 😃🌻

  1. Meias

Não tem muita regra aqui, tira tudo de dentro, joga esse emaranhado em cima da cama e brinque de “encontrar os pares”. 😜

Aproveita pra revisar com calma, dedique de 15 a 30 minutos pra essa tarefa (dependendo da quantidade de meias que tiver, claro) e olhe com atenção os pares que valem a pena guardar, o que não tem furo, bolinha demais, encardida, ou aquele filho único.

Pergunte-se também o uso, se você tem mais meias cano baixo ou alto, se é isso mesmo que você precisa.

Se tiver um tempinho extra, estique essa atividade para meia calça também!

E as dobras, como você costuma fazer? Evite as bolinhas que podem acabar estragando o elástico, prefira dobrar as meias, pode ser uma dentro da outra, e mantenha-as mais planas.

E onde você guarda? Ficam soltam na gaveta? Você já experimentou usar colméias ou divisórias/caixas de sapato pra categorizar as suas roupas intimas?

E uma dica extra! Ao lavar, opte pelos saquinhos próprios para lavagem pra evitar que suas meias sejam engolidas pela máquina de lavar 🤖 ##éverdadeessebilête

  1. Sapatos

Eu vejo muita gente por aí dizendo que amaaa sapatos, no entanto esses amados sapatos costumam estar atirados de qualquer jeito, amassados, uns por cima dos outros…

Mas afinal gostam de USAR ou de COMPRAR sapatos? 🤔

Organização tem tudo à ver com darmos valor às nossas coisas e usarmos os objetos que são feitos pra isso, e por que não, nos sentir bem, com mais autoestima, mais confiantes e poderosos, como tem o efeito de um belo salto alto.

Sapatos e bolsas costumam ser itens mais caros e mais exclusivos, e deveriam ter vida longa, se soubermos cuidar deles.

Então hoje é dia de olhar pra sua sapateira ou o espaço onde você costuma guardar os sapatos e repensar na quantidade, na utilização e como estão armazenados.

Sapatos precisam respirar pra não ficar com cheiro ruim e não mofar.

Se tiver sandálias de festa que não são usadas com frequência, pode guardar em caixas próprias, respiráveis.

Para as botas de cano alto, use suportes internos pra não amassar a perna. (é bem comum e barato usar aqueles espaguetes de piscina)

Passe um pano úmido, seque e guarde seus sapatos limpos na prateleira.

Evite guardar imediatamente após o uso. (mas escolha um espaço próprio onde eles possam ficar, não pode ser no meio da sala. E não precisa ser mais de um dia também)

Olha esse Conceito de Genkan que existe no Japão, que legal!

  1. Pijamas

Aproveita antes de dormir e ataca aquela gaveta/prateleira dos pijamas.

Não é porque vai dormir que precisa ser feito mendigo neh?

Isso todo mundo já sabe, mas me conta quem realmente segue a teoria…

Tá certo que as roupas mais velhinhas costumam ser as mais confortáveis, mas pijama e roupa íntima têm muito à ver em como nos cuidamos.

Em épocas de Home Office que muita gente acorda e vai trabalhar de pijama mesmo (não que eu apoie), mas pelo menos escolha conjuntos que te façam sentir bem e asseada, como diria minha vó.

Particularmente não tenho mais comprado pijama, prefiro ter roupas versáteis que uso em casa mas não são necessariamente pijamas. Tem feito mais sentido pra mim, quem sabe faça pra você também.

Já sabe, elimine tudo aquilo com furinhos e bolinhas e faça melhores escolhas também na hora de dormir.

Ah e não se esqueça de revisar tudo aquilo com elástico demais ou de menos. Vista peças confortáveis e escolha tecidos duráveis e agradáveis à pele.

Reduza.

  1. Bolsas e Malas

Janeiro é mês de férias de muita gente (não de todas 💪) e revisar o estado das malas é sempre importante.

Rodinhas, bolsos, fechos… ninguém quer ficar na mão no dia prestes à viajar.

E bolsas são uma paixão à parte, assim como os sapatos. As dicas são parecidas (acima), e neste caso podemos adicionar uma informação muito importante: esvazie sua bolsa quando deixar de usar.

Marie Kondo diz pra fazer isso todos os dias ao chegar em casa, eu concordo em fazer no mínimo uma revisão diária com papéis, lixo, balinhas etc. Mas se não conseguir fazer todos os dias faça PELO MENOS 1x na semana.

Bolsa é algo que carregamos o dia todo e qualquer peso extra pode ser desnecessário. Em contrapartida o peso de uma água mineral pode valer muito a pena pra te hidratar durante o dia.

Carregue somente as chaves necessárias, costumam pesar muito. E tenha itens específicos e salvadores como uma caneta, um comprimido pra dor de cabeça (nunca sabemos quando ela vem), um lencinho de mão,

Veja aqui quais dicas eu dei no Programa da Band sobre Como organizar bolsa feminina.

e o que mais você incluiria?

Guarde suas bolsas e malas vazias, limpas e evite colocar uma dentro das outras, você precisa enxergar o que tem.

  1. Maquiagem

Para os homens que não usam, hoje é dia de folga. 😛

Eu cresci achando que maquiagem não vencia, vi minha mãe usar o mesmo batom por 20 anos 😅 mas sabemos que os produtos têm validade e para quem for mais sensível pode inclusive causar alergias e problemas mais sérios. Portanto, de tempos em tempos revise as datas e use uma técnica infalível: CHEIRE!

Sabe aquela base que está com cheiro estranho?

As vezes mesmo antes do vencimento o produto pode ter estragado, isso porque muita gente guarda os itens em lugares úmidos (como o banheiro, EVITE!!) ou muito quente onde pegue sol, e aí claro essas alterações vão afetar diretamente seus produtos.

Se você é fã de maquiagem e tem este hábito, escolha um cantinho especial onde possa montar seu “camarim”. Pode ser uma mesa simples, com uma boa luminária, espelho e organizadores de acrílico. E de verdade curta esse momento!

Se você está mais pra básica, mantenha um conjunto de sombras que você mais gosta, alguns batons diferentes pra dar uma diferenciada no look básico, uma boa base, uma ótima máscara de cílios e tá pronta, gata.

  1. Bijouterias e Acessórios

Acessórios, bijouterias e até jóias podem estar espalhadas por aí nos cantos mais inimagináveis da sua casa. Hoje é dia de reunir os pares, ver o que está em bom estado, tirar aquele nó das correntinhas e deixar tudo organizado de uma forma prática e usável no dia a dia.

Se você usa acessórios todos os dias, adora colares e brincos grandes, pode optar por ganchos e organizadores que deixem tudo bem à mão e prontinho pra incrementar o look.

Se você é mais pra básica e não troca com muita frequência, pode optar por necessaires e saquinhos de organza que protejam suas bijouxs sem misturar tudo numa gaveta sem fundo.

De uma forma geral vejo as pessoas fazendo detox no guarda roupa, nos sapatos, mas raramente vejo fazendo em acessórios, e é tão importante quanto!

O fato de serem menores, as vezes mais duráveis, nos fazem guardar tralhas de aaanos. Colares que usamos na adolescência, brincos que já não tem par ou pulseiras com peças quebradas que nunca consertamos.

Portanto, não desmereça essa área e vá em frente!

Separe tudo aquilo que vale a pena o conserto e coloque um dia na agenda desta semana, ou no máximo da próxima, para resolver isto.

O que for de fácil solução, faça você mesma, as vezes é só uma questão de um alicate e uma bunda na cadeira 😜

Você provavelmente vai encontrar peças que nem lembrava mais que tinha e vão te trazer boas memórias. E por serem itens menores, permita-se guardar uma caixinha com aquelas peças que já não servem pra uso mas tem memória afetiva. (Confesso que tenho uma caixinha comigo só de pingentes que já não uso e brincos que eu amava mas já perdi o par, as vezes uso no 2o furo)

E por aí, como estão os seus acessórios?

Se sobrar um tempinho ainda experimente estender para chapéus, bonés, cachecol e outros acessórios em geral que eu sei que estão atirados por aí e você já nem lembra.

  1. Despensa Cozinha

Chegou a hora da Cozinha e é melhor que tenha uns minutinhos extras para essa tarefa.

Diferente de categorias como os pijamas ou as bolsas, a cozinha, especialmente onde guardamos os alimentos, merecem uma atenção especial e bem focada.

Aproveite para tirar tudo das prateleiras, ou de onde você costuma guardar, e passe um pano úmido com uma misturinha simples:

– 100ml de água

– 100ml de vinagre branco

– 50ml de álcool.

Passe nas superfícies e deixe secar enquanto vai olhando os alimentos.

  • Verifique tudo aquilo que está com os saquinhos abertos e se estão em boas condições.
  • De preferência substitua por potes herméticos, ou os que você tenha em casa, mas bem vedados. Se não for possível, experimente colocar em sacos tipo ziplog e coloque o nome do alimento e a data de vencimento.
  • Deixe tudo bem vedado e se possível num lugar que não varie tanto de temperatura (como costuma ser em cima do fogão).

Separe categorias conforme tipo e uso, exemplo:

  • Enlatados e Molhos
  • Lanches Salgados
  • Doces
  • Mantimentos
  • Temperos
  • Café da manhã….

Enfim, nesta hora não há regra, há o que funciona melhor na sua casa e cada um tem a sua própria rotina.

Leve em consideração a altura das prateleiras e a facilidade de acesso conforme os itens que você precisa no dia a dia.

Não precisa ter um vidro com 5kg de arroz à mão se o que você usa é 1kg por semana.

Assim como não precisa facilitar o acesso aos doces e bolachinhas se está de dieta. Joga logo lá pro alto e se obrigue a pelo menos ter que buscar um banco pra subir (eu já fiz essa técnica e funciona! hahaha pelo menos te dá 5 segundos à mais pra pensar no crime que vai COMEter) 😝

Adapte as dicas à sua realidade e faça essa revisão com frequência, assim como na geladeira.

Sabe quando algo estraga e você é obrigado à jogar no lixo? Eu não sei vocês, mas eu fico mal de jogar comida fora.

Quem nunca comprou um molho de tomate extra porque não encontrou o que tinha em casa?

Agora multiplica isso toda semana e faz as contas de quanto desperdício no seu orçamento todo mês. 😉

  1. Potes de Cozinha

Já que estamos no embalo da cozinha, que tal atacar aquela gaveta/prateleira dos temidos tupperwares? 👻

Pote de cozinha já virou meme e piada por aí, e eu diria que é indispensável na nossa vida sim, mas não é por isso que precisa criar briga com aquela tia porque ela nunca devolveu o seu e nem fazer coleções de todas as formas e tamanhos.

Tenho CERTEZA que você vai encontrar potes sem tampas, e tampas sem potes. Toda casa tem isso!

Diferente das meias que somem na máquina de lavar, este é ainda um mistério não solucionado.

Vê lá na sua gaveta os malditos potes manchados de gordura, os que não são seus (e devolva imediatamente), os quebrados e por aí vai…

Potes limpos, em bom estado, sem a tampa, podem ser boas alternativas para reaproveitar como organizadores.

Afinal não estamos aqui em descarte só pra transformar tudo em lixo.

Se puder, opte em comprar os mesmos modelos, assim é mais fácil manter e não vai ter uma variedade imensa de cores e tamanhos.

  • Evite potes redondos, eles são sempre mais chatos de guardar no armário e na geladeira também.
  • Para os potes de vidro, guarde-os com tampa. Já os de plástico melhor separar para que não fiquem com cheiro ruim.
  • Use aquele bom e velho pote de sorvete para colocar todas as tampas, e encaixe os potes ao lado.

Quando acabar esta sessão, escolhe a tua bebida preferida, estica as perninhas que amanhã é folga (pelo menos do descarte).

  1. Brinquedos e Jogos

Aproveita pra chamar toda família e dar uma geral nos brinquedos e jogos.

Se você tem crianças pede ajuda delas pra revisar os brinquedos que estão quebrados, ou que já não usa e podem ir pra doação.

As vezes crianças entendem muito mais rápido que nós o conceito de como outras pessoas têm menos do que nós e precisam da nossa ajuda.

Deixe que elas escolham e se surpreenda.

Se você é como a maioria das pessoas e precisa de espaço nos armários, uma boa solução é dispensar as caixas originais dos jogos e usar saquinhos de organza pra organizar quebra cabeças e peças de tabuleiro.

Onde cabia uma passam a caber pelo menos 5.

  1. Produtos de Higiene

Seja no quarto ou no banheiro, revise tudo que você tem de desodorante à cremes, jogue fora todos aqueles restinhos de produto que você nunca mais vai acabar, tire o pó dos potes, confira a validade e organize de uma forma prática no dia a dia.

Os produtos de uso diário podem ser colocados todos num cesto ou bandeja na bancada. Delimitar o espaço ajuda à não sair espalhando produtos por aí e é bem mais fácil na hora de limpar, porque é só levantar tudo duma vez só.

São míseros minutos que você economiza na limpeza mas que somado à todos os outros já gastos você vai ver o quanto são importantes!!

Como já fizemos até agora, reúna em categorias e use divisórias ou acrílico para separar nas gavetas.

  1. Remédios

Organização de Remédios merece uma atenção especial! Seja na arrumação, seja no descarte.

Sabemos que, assim como os produtos de limpeza, os remédios devem ser guardados em lugares seguros o suficiente à prova de crianças e animais, portanto, evite prateleiras muito baixas e caixas abertas.

Em contrapartida não adianta esconder a caixinha de remédios num lugar de tão difícil acesso que quando você mais precisar não vai conseguir alcançar.

Tampouco guarde no banheiro, num lugar muito escuro ou muito úmido, que pode acabar estragando os químicos.

Uma prateleira mais alta da cozinha, longe de sol e calor, pode ser uma boa alternativa.

Separe por uso e frequência. Claro se tem algum remédio que você toma diariamente convém deixá-lo sempre à mão, perto da cafeteira ou de onde você passa logo quando acorda.

Tenha atenção na hora do descarte, pois muitos produtos não podem ser jogados em lixo comum. Faça uma pesquisa antes e pergunte nas farmácias próximas da sua casa.

E não se preocupe em ter um estoque alto como era no tempo de nossas avós, em que precisávamos estar preparados pra guerra e pra qualquer emergência. Hoje temos muito mais facilidade de acesso e com um clique você tem toda a farmácia em casa. 😉 Lembre disso e mantenha somente os remédios que você realmente precisa.

E se não tiver na hora da dor de barriga, que tal procurar receitas caseiras e mais naturais?

E se a cabeça doer demais, pergunte-se porquê está se julgando tanto.

  1. Sacos e Sacolas

Agora que já estamos chegando ao final do processo de descarte, você já deve ter usado muitas sacolinhas e sacos de lixo, mas percebeu principalmente que nem que viva +100 anos vai dar conta de usar tudo que tem em casa, vamos apostar? 😝

Crie um limite para sua própria casa e pense em quantos sacos você precisa ter.

Prefira ter sacos reutilizáveis ecológicos e carregue consigo pra evitar trazer novas sacolinhas da rua à cada compra que faz.

O meio ambiente agradece, 🌳 e a sua organização também!

  1. Pastas do Whatsapp

Em um processo de descarte e organização em pleno 2022 não poderia deixar de fora a Organização Digital.

Administramos nossa casa e nossos compromissos hoje em dia com a ajuda da tecnologia e por isso, ela também precisa ser cuidada e organizada.

A organização digital tem uma grande abrangência, mas hoje vamos falar do básico: Organização do celular e Limpeza das imagens do whats app.

Por mais que a memória dos telefones venha crescendo e nos permitindo ACUMULAR todo tipo de tralha possível, não é por isso que precisamos.

Então esta limpeza é para aqueles momentos em que você está à toa, à espera, na fila de um atendimento, no viva voz à espera do call center, ou qualquer momento de sensação de “tempo perdido”. Ao invés de ficar navegando ininterruptamente no seu feed, vá na sua pasta de imagens recebidas do whats app e faça uma limpeza geral.

Aquelas imagens que você quer salvar, recorte e cole para a galeria ou para uma pasta nova.

O que não for útil, exclua.

✍️ Desabilite o download automático de imagens e vídeos e pare de receber arquivos indesejados.

✍️ Desabilite notificações e sons de grupos e foque-se no que importa.

✍️ Ocasionalmente, limpe a mensagem dos grupos e libere mais espaço de memória.

✍️ Deixe seu whats app mais seguro habilitando a “Verificação em duas etapas”

✍️ Verifique se está com backup em dia e não corra risco de perder todas as conversas e contatos importantes.

Se tiver qualquer dificuldade ou dúvida sobre as questões acima deixe um comentário e eu responderei😉 E aqui você confere um Passo a Passo Completo pra organizar o celular.

  1. Objetos Quebrados

Finalmente chegamos à ULTIMA CATEGORIA de sugestão para descarte nesta série que acompanhamos durante um mês.

À essa altura, se você fez metade das dicas que compartilhei aqui, você já está sentindo a sua casa mais fluida, leve e feliz 🙂

Então qual razão teria para manter objetos quebrados ou antigos, que te tragam lembranças ruins?

Eu acredito, e gostaria de compartilhar com vocês, que quando se trata da nossa casa, devemos manter apenas o que nos faz feliz (já diria Marie Kondo).

Normalmente passamos o dia no trabalho, ou na rua, ocupados com tantos compromissos e preocupações, e nosso lar é o nosso refúgio, é onde descansamos e renovamos as energias.

Objetos quebrados, velhos ou que nos tragam memórias ruins não trazem a sensação de reenergização, concordam?

Agradeça conscientemente pelo o que aquele objeto já possa ter representado e descarte.

Dê espaço para o novo, para itens e sentimentos INTEIROS.

Eu espero que tenham curtido cada uma dessas dicas que foram compartilhadas. 💛

E este não é um trabalho FINITO. Estaremos sempre fazendo e refazendo este processo de descarte para que possamos viver em casas saudáveis.

Revisite esses posts sempre que quiser.

Volte atrás se você pulou algum, e crie sua própria ordem, esta foi apenas uma sugestão. Os avanços sutis é que importam!

Feliz Ano Novo!

Que seja leve 🍃

Renata Cunha

Renata atua como Personal Organizer desde 2015, é obcecada por listas e cestinhos organizadores. Busca uma vida mais leve de menos cobrança e controle, equilibrando organização na medida certa, uma boa dose de minimalismo e desapego, e muitas pausas e respiros para a auto consciência.

Você também pode gostar...