Organização de Eventos
Como organizar a Festa de Natal
16 de dezembro de 2015
0

mesa-de-Natal

Natal é sempre época de preparar uma boa ceia junto de familiares e amigos mais íntimos, e não é por se tratar de intimidade que devemos deixar de lado a sofisticação e o cuidado ao servir e receber as pessoas mais importantes e que estão sempre ao nosso lado.

Eu nunca tive o habito de ir à missa aos domingos, mas imagino que Natal seja um pouco disso. Aquele dia em que a gente acorda mais amoroso, coloca a melhor roupa, recebe todos bem, e tudo pra muitas vezes ficar na sala da própria casa! Haha Ahh se a gente tivesse essa atenção todos os dias…

Mas enfim, final de ano envolve um clima maior de compaixão e compartilhar. As famílias se encontram para ter aquele jantar em volta da mesa com todos reunidos. Seja no esquema em que cada um leva um prato, ou a casa oferece todos os comes e bebes, dá pra preparar uma ceia com muito carinho e do jeito que todo mundo gosta.

O primeiro passo é pegar papel e caneta e definir uma média de convidados. Só a família (muitas vezes esse “só” já são umas 50 pessoas), amigos, agregados, vizinhos?
Na hora de planejar uma festa este é o passo mais importante para que tudo siga tranquilamente depois. Faça o convite (telefone, e-mail, pessoalmente) e peça confirmações.

O espaço comporta? Será necessário locar ou pegar emprestado mais itens como mesas e cadeiras? Há aparadores suficientes? Louça! Há conjuntos em quantidade suficiente para o número de convidados? Não se preocupe em misturar estampas!! Está super na moda e você pode montar uma mesa linda com itens diversos.

MesaPosta15

A Decoração e Limpeza é sempre um fator importantíssimo em qualquer situação que você for receber. Certifique-se de que está tudo limpo, até aqueles cantinhos mais inóspitos e escondidos do sofá e decore com muita cor e diversão. A decoração é um dos pontos mais importantes para fazer as pessoas se sentirem a vontade e receberem o clima natalino como uma linda árvore e Papais Noeis enfeitando. Você também pode abusar dos próprios itens da Ceia para decoração, como frutas secas, taças e bebidas. Tudo bem colocado e disposto na mesa já demonstra a atenção aos detalhes e o carinho presente.

No caso dos Presentes, se a família for grande fica difícil garantir uma lembrança pra cada um, mas você pode propor um Amigo Secreto pra que todos saiam ganhando, hoje sites fazem isso com um simples cadastro no e-mail e sorteio online. Facinho.
Se você faz questão de presentear a todos, verifique opções mais acessíveis e especiais, talvez objetos feito a mão por alguém que você conheça ou você mesmo pode se arriscar a algo bem criativo. (vou dar algumas dicas no próximo post)

Para as crianças, certifique de entretê-las com brincadeiras, uma mesa bem decorada de doces e a visita do Papai Noel, claro. (enquanto existir aquele tio que adora vestir aquela barba branca e botas pretas no nosso natal de 40º)

enfeites-de-natal-arvore-de-rolha-de-vinho

– Faça a lista da Ceia, receitas, compras no supermercado e divide com os convidados, se necessário;
– Prepare uma seleção de músicas para receber e para dançar;
– Receba os seus convidados pessoalmente e com um belo sorriso;
– Aposte na iluminação através de velas e luminárias para dar um clima aconchegante e sofisticado;
– Certifique-se de que todos estão bem servidos, copos cheios e confortáveis (se precisar peça ajuda para mais alguém lhe apoiar nessa “fiscalização”);
– Como terá uma alta circulação nas áreas da casa, dê uma atenção especial ao banheiro, certificando-se de que não falte papel e toalhas secas;
– Se você tem convidados com necessidades especiais de alimentação, locomoção ou qualquer outra, certifique-se de que serão bem atendidos.
– E por fim, relaxe e aproveite! É uma noite para curtir a família, os amigos e celebrar essa harmonia.

 

 

Deixe uma resposta

17 + 6 =