Antes de começar,
você já leu os Primeiros Passos para a Organização? Se não, volte um post antes de seguir com este e tenha o passo a passo correto 😉
PASSO 4: PLANEJE e escolha bons PRODUTOS
Depois que você enxergou tudo o que tem, o volume de cada categoria e escolheu o que fica, é hora de Planejar o espaço!
Nesta hora cada rotina e cada família terá a sua forma própria de funcionar, não há regras.
Na medida do possível nos adaptamos ao espaço disponível. Quando surge a necessidade e oportunidade de adaptar algum móvel e design do ambiente é ótimo, quando não, os produtos organizadores do mercado, cada vez mais funcionais, estão aí para nos ajudar.
Há cada vez mais lojas especializadas e produtos pensados para a organização. Então “abuse” deles!
Algumas vezes são produtos não muito baratos, mas que acabam valendo o investimento pois aproveitam muito melhor os espaços sem necessidade de nenhuma reforma maior.
No que se refere à sua rotina, aproveite este momento do planejamento para repensar tudo de uma forma OTIMIZADA.
Se você quer ir mais à academia, experimente deixar as roupas de ginástica mais à mão. Desta forma já é um incentivo.
Assim como se você está de dieta e não for possível evitar a compra de doces e itens ‘proibidos’, experimente colocá-los em mais difícil acesso para que você tenha tempo de se dar conta do que está fazendo e evitar.
Pense sem pressa em como é sua rotina, quais peças de roupa ou itens na cozinha usa mais, além de quais materiais funcionam em cada ambiente de forma que protejam seus objetos.
Escolha os cabides corretos, verifique se caixas de papelão ou plástico são adequadas à um ambiente molhado/seco/úmido.
Veja quais dobras funcionam no dia a dia, das lingeries, dos panos de prato, afinal o que será dobrado e o que irá para os cabides?
Escolha um lugar onde seus sapatos fiquem bem acomodados sem danifica-los.
…
Acima de tudo, Escolha itens práticos porém esteticamente bonitos também, use dos organizadores para divertir e trazer alegria no seu dia a dia também, seja nas cores, ou nas etiquetas, brinque.
Nesta etapa da organização tem um norte muito simples: cuide e valorize os seus itens!
E lembre-se, se as coisas estiverem muito apertadas/amassadas não é falta de espaço! é excesso de itens!
Hora de adaptar e repensar nossos consumos 😉
dica de ouro:🎖 repita esta processo com certa frequência (de 3 em 3 meses pelo menos) para que as coisas não se acumulam descontroladamente.
PASSO 5: ENCERRE
Agora que você sabe exatamente o que tem, onde está e como manter de forma fácil é hora de encerrar o processo.
Lembraaa daquela pilha de doação que você separou?
Pois é, garanto que continua no mesmo lugar.
Portanto, assim como você colocou uma data de início ao projeto, coloque uma data de conclusão que será finalmente entregar as doações pra um lugar onde você ache bacana levar, enviar o que for preciso para costureira e completar estes itens que ocupam nossa cabeça, por menores que sejam.
Digo isto e achei importante descrever como parte do processo porque vi inúmeras clientes deixando esta parte de lado e sem dar importância, o que acaba dando uma sensação de incompleto e desvalorizando o processo que você passou.
Por isso, dê como encerrado, dê um bom tapinha nas costas e celebre!
Como fazem algumas clientes, apenas sente e admire o trabalho realizado, as horas despendidas e o investimento de tempo que você fez para que se multipliquem minutos no dia a dia fazendo o que você mais gosta.
PASSO 6: Teste e adapte!
Outro passo importante neste processo de organização, especialmente se você está num ambiente onde mais pessoas utilizam o mesmo espaço é colocar a organização em prova!
Provavelmente você mudou algo de lugar durante o processo e os primeiros dias podem ser de mais difícil adaptação, pois afinal você estava ACOSTUMADO a fazer do mesmo jeito por muito tempo.
Mas não desista! Nem volte atrás!
Deixe que a organização tenha seu espaço por pelo menos uns 20 dias até que você possa definitivamente dizer se funcionou a nova ideia ou não.
é uma questão de readaptação e pode levar tempo, abrir aquela porta do armário inúmeras vezes até se dar conta de que os temperos não estão mais lá… mas à médio prazo se a organização foi eficiente ela vai prevalecer.
E se não, esteja aberto a tentar novamente e encontrar o que melhor funciona na sua rotina.
Tudo bem!
E então, me conta o que achou, se já aplicou este passo a passo e onde você costuma encontrar maior dificuldade?