trechos do livro ‘Menos é mais – Um guia minimalista para organizar e simplificar a sua vida’, Francine Jay
25 Cozinha e Sala de Jantar
Se nos pedissem para citar o cômodo mais funcional da casa, a maioria de nós escolheria a cozinha. Afinal, esse é o lugar onde guardamos, preparamos, servimos e consumimos o alimento que nos sustenta. Ela também muitas vezes serve como um local para reunir a família. Considerando seu papel significativo em nossas vidas, não é nenhuma surpresa que haja tanta coisa na cozinha! O excesso de coisas, porém, pode reduzir a funcionalidade do cômodo a ponto de não ser agradável trabalhar ou passar um tempo por lá. Então, vamos ver como podemos diminuir a quantiade de coisas e deixar o espaço o mais enxuto possível.
Você já passeou por um showroom de cozinhas (ou folheou as páginas de sua revista de decoração favorita) e fantasiou como seria trocar sua cozinha pela que está em exposição? Já observou as superfícies reluzentes com inveja, pensando em como seria maravilhoso cozinhar num ambiente tão moderno e funcional?
Na maioria das vezes, o que nos atrai nas cozinhas em exposição não são os eletrodomésticos de alta tecnologia, as bancadas profissionais ou os armários chiques – é o ESPAÇO! Cozinhas em exposição estão sempre limpas, vazias e sem nenhuma bagunça, abrigando apenas meia dúzia de eletrodomésticos e utensílios. É isso o que as torna tão lindas e convidativas. A boa notícia é que você não precisa gastar uma fortuna em reformas para conseguir aquela aparência. É possível transformá-la drasticamente com uma simples tática de organização.
Para Recomeçar, esvazie todas as gavetas os gabinetes, os armários e as prateleiras, um de cada vez. Como sempre, não caia na tentação de deixar algo no mesmo lugar porque “sabe” que vai colocá-lo de volta depois. Isso é trapaça! Retire todos os objetos – todos os pratos, xícaras, taças de cristal, facas, colheres, garfos, panelas, frigideiras, utensílios, eletrodomésticos, comida, papel-alumínio, embalagens delivery, incuindo o conteúdo da sua gaveta de “tranqueiras” – até que o cômodo fique vazio. Lembre-se: a ideia não é escolher as coisas de que vai se livrar, mas selecionar o que você vai guardar. Depois que tiver retirado tudo, examine cada objeto com atenção e devolva apenas os melhores e mais úteis a seus lugares. Lembre-se de que você está montando uma cozinha dos sonhos novinha em folha, como as das revistas. Por que a sua tem de ser menos maravilhosa?
Menos é Mais é um livro curto e super gostoso de ler. Vai te trazer vários insights para uma vida mais simples e com significado!