Organização Digital

Check List da Organização Digital – Comece Aqui

É impossível negar o volume de informações que chega até nós todos os dias através das redes sociais, aplicativos de mensagens e e-mails. Se não olharmos com cuidado, essa enxurrada de informações online pode se tornar uma bola de neve ainda mais sufocante do que a bagunça de dentro de casa.

O ambiente digital também precisa de organização e neste check list eu sugiro um passo a passo pra você fazer um breve diagnóstico da sua situação atual e quais ferramentas utilizar para iniciar o seu processo de Organização Digital, do e-mail ao whats app.

Vamos lá?

1. Whats app

O Whats app é um dos aplicativos que mais acessamos no dia a dia e provavelmente a principal fonte de informações e dados que recebemos todos os dias. Portanto, é uma boa dica começar por aqui, revisar o volume de imagens que recebe e estão armazenados, configurar os itens de privacidade e segurança e eliminar notificações e grupos desnecessários que podem estar tirando o seu foco no dia a dia.

  • Responder às mensagens pendentes e arquivar;
  • Sair de Grupos em que não precisa estar;
  • Silenciar notificações;
  • Habilitar backup;
  • Configurar privacidade e Verificação em duas etapas para aumentar segurança.

Neste artigo eu falo um pouco mais sobre o que considero As boas práticas e 7 Regras de Ouro no Whatsapp. Clique para ler.

2. E-MAIL

O e-mail, se não for utilizado com cautela, pode se tornar grande fonte de ansiedade e cansaço mental. Se você não souber configurar da maneira correta, o e-mail será uma caixa de lixo e desorganização, mas a boa notícia é que existem recursos que vão te ajudar a gerir os e-mails que entram e selecionar de uma maneira rápida o que pode ser excluído.

Seja utilizando o Gmail ou não, procure pelas configurações e aprenda a automatizar o recebimento dos seus e-mails para tornar o seu dia a dia mais prático e eficiente.

  • Limpar Caixa de Entrada Atual;
  • Descadastrar newsletters não lidas;
  • Criar marcadores e configurar entradas;
  • Criar filtros ‘emails principais e importantes’.

3. FOTOS

As fotos são sempre uma das maiores preocupações quando falamos em Organização Digital. Diferente de quando tínhamos uma máquina fotográfica e um rolo com 24 poses (quem lembra?), agora tiramos foto da flor, do gatinho, do céu, da lua, como se não houvesse amanhã.

Eu sou apaixonada por fotos e ainda acho que tiro uma quantidade maior do que a maioria das pessoas, cada passeio são 100… 200… e se não soubermos como lidar com esse volume todo, logo logo os dispositivos estão todos cheios e o pior, sem cópia de segurança nossas memórias sofrem um grande risco de serem perdidas para sempre. Portanto o primeiro e mais importante passo é garantir que seus arquivos estejam em segurança.

  • Sincronizar e Realizar o Backup em um ambiente na nuvem (ICloud, Google Fotos, OneDrive…);
  • Excluir arquivos duplicados com ajuda de programas próprios como o Duplicate Finder;
  • Selecionar e excluir arquivos muito pesados;
  • Criar pastas com nomenclatura correta (ANO|MES|DIA|NOME DO EVENTO);
  • Compartilhar álbum de fotos com familiares e amigos. (afinal, se não for pra compartilhar nossas experiências com quem amamos, qual o sentido de tudo?)

Receba agora o meu E-book de Organização Digital e conheça quais ferramentas podem te ajudar a organizar a vida online e automatizar tarefas todos os dias.

4. REDES SOCIAIS

Todo mundo sabe o impacto que as redes sociais tem causado nas nossas vidas. Aprendemos muito através dela, nos conectamos com amigos queridos e celebridades, mas se soltarmos demais a corda pode ser um ambiente perigoso de comparação e perda de tempo. Portanto, fique atento e cumpra com esse check list.

  • Parar de seguir pessoas e páginas que trazem sensações ruins ou compartilhe informações irrelevantes ou mentirosas;
  • Fazer um Detox Digital de tempos e tempos e ficar sem acessar as redes sociais;
  • Evitar o uso do telefone e redes sociais quando estiver em eventos presenciais.
  • Configurar privacidade e segurança e desativar notificações.

5. SENHAS

Se você é daquelas pessoas que precisa recorrer ao “esqueci minha senha” cada vez que volta à fazer login em um site, está na hora de organizar um espaço onde tenha as suas senhas salvas e seguras!

  • Criar um arquivo de senhas (pode ser num bloco de notas, planilha, evernote) ou baixar aplicativo próprio para lançar todos os logins e senhas criados online, como o Dashlane.
  • O importante é lembrar: não conte com a sua memória!

6. ÁREA DE TRABALHO PC e TELA PRINCIPAL CELULAR

Assim como você precisa organizar a mesa antes de trabalhar, tirando as distrações, coleção de xícaras usadas e acúmulo de papéis, é preciso manter o ambiente digital minimamente limpo e organizado.

  • Limpar janelas, arquivos e aplicativos que não utiliza;
  • Deixar no acesso rápido apenas apps de uso frequente;
  • Criar pastas e reunir os apps da mesma categoria;
  • AO SALVAR UM ARQUIVO, NÃO PROCRASTINE, escolha a pasta e nomeie corretamente

7. USE A TECNOLOGIA À SEU FAVOR

  • Procure aplicativos que automatizem e facilitem a sua rotina;
  • Determine limites de uso diário para aplicativos e internet;
  • Tenha os seus dados sempre seguros e com backup ativo de sincronização dos dispositivos.
  • Lembre-se que as melhores experiências da vida acontecem fora das telas e nas relações olho no olho.

Receba agora o meu

E-book de Organização Digital

e conheça quais ferramentas podem te ajudar a organizar a vida online e automatizar tarefas todos os dias.

Peça aqui.

Renata Cunha

Renata atua como Personal Organizer desde 2015, é obcecada por listas e cestinhos organizadores. Busca uma vida mais leve de menos cobrança e controle, equilibrando organização na medida certa, uma boa dose de minimalismo e desapego, e muitas pausas e respiros para a auto consciência.

Você também pode gostar...