Micaela é atriz de formação e consultora em organização por talento nato. Ela não gosta do termo Personal Organizer e prefere ser chamada de consultora em organização porque gosta da ideia de ENSINAR o cliente as técnicas e manter por si só.
No livro lançado com o mesmo nome do Programa Santa Ajuda, Micaela Góes dá dicas e macetes valiosos para quem quer deixar a casa um verdadeiro “brinco”. “São ideias e propostas dinâmicas de como tornar a vida um pouco mais organizada“, revelou, em entrevista ao site Hoje em Dia.
“Santa Ajuda” é dividido, assim como no programa, por ambientes. Assim como no programa de televisão, a ideia é auxiliar o leitor, neste caso, a se organizar melhor, aprendendo como deixar louças, roupas, móveis e objetos diversos dispensados de forma a facilitar o dia a dia dos moradores da casa.
O livro tem prefácio da atriz Camila Pitanga, amiga pessoal e primeira “cliente” de Micaela. Ela foi uma das primeiras pessoas a perceber a vocação da apresentadora para organizar ambientes. “A maior satisfação que este trabalho me dá é ver a transformação acontecendo na vida de uma pessoa. É perceber tanto o alívio que cada um sente ao se livrar dos excessos quanto os benefícios gerados por uma vida mais funcional. É isso que me motiva a seguir plantando sementes”, afirma Micaela Góes na introdução do livro.
Para Micaela, o segredo para uma organização duradoura é fazer a manutenção permanente.
Você pode adotar hábitos de organização, como tirar do lugar e colocar de volta, providenciar o conserto do que rasgou ou quebrou, colocar os objetos em seus devidos lugares. Claro que também vai funcionar se você adotar essa prática uma vez por semana, a cada quinzena ou mensalmente. Sempre será válido fazer uma grande organização, mas considero que será um esforço em vão, uma vez que você pode fazer um pouquinho por dia e incluir esse hábito na rotina.
Concordo 100%. Se você ainda tem um dia específico que planeja e para tudo que está fazendo para limpar e organizar a casa, saiba que fazer um pouquinho à cada dia e tornar isto hábito, vai te dar um dia extra livre pra você mesma! 🙂
Assim como Micaela, também acredito e tento passar aos meus clientes que a premissa básica para manutenção é não deixarmos acumular e não procrastinar pequenas tarefas que podem ser feitas na hora ou com certa frequência, como colocar os sapatos de volta na sapateira e recolher alguns objetos espalhados pela casa.
Podemos fazer uma manutenção eventual mais ‘estética’, de dobras, reorganização das peças e destralhe de tempos em tempos e na troca das estações, inclusive contratar uma Personal Organizer. Mas devemos criar uma rotina que flua ‘com as próprias pernas’ e sentir o efeito e os benefícios da organização no nosso dia a dia.
É gratificante quando sou chamada para atender um novo cômodo ou até um outro imóvel do mesmo cliente, mas aquela peça em que trabalhei inicialmente se mantém organizada e apoia a pessoa a viver uma vida mais leve e fluida. Afinal, foi o que ela foi buscar ao me contratar.
Outro ponto que ela enfatiza na entrevista é como cada casa tem suas peculiaridades e não há regras de certo x errado quando se trata de pessoas e famílias com dinâmicas diferentes.
Por exemplo, o que pra mim pode ser essencial, como conjuntos de louças e taças especiais de festa, pode ser supérfluo, excessivo para uma casa onde não se costuma receber convidados.
Na ORGANIZAÇÃO não há nada estagnado, cada casa deve encontrar sua própria funcionalidade e rotina. Você tem que testar e testar e testar…
E você, já encontrou o seu próprio método de organização?
Que tipo de rotina funciona na sua casa?
Se você gosta de ler livros sobre organização,
recomendo fortemente os livros de Marie Kondo, uma japonesa com 4 livros publicados e uma série no Netflix, criadora do Método KonMari de organização. Resumidamente, Marie fala sobre a relação que temos com os nossos objetos e como eles interferem nas nossas emoções. Com alguns rituais bem específicos Marie nos faz refletir sobre nossas escolhas pessoais que se refletem afinal na vida.
Os dois livros principais chamam A Mágica da Arrumação e Isso Me Traz Alegria.
Peter Walsh, australiano, consultor em organização há mais de 20 anos, tem atualmente 7 publicações. Apenas uma encontrei traduzida para o português (Engordei ou Minha Roupa Encolheu), mas você encontra muito material dele pela internet.
Um dos livros que amei ler e fez muito sentido na época foi Menos é Mais, de Francine Jay. A autora apresente 10 passos, de maneira bem didática, sobre como destralhar e organizar a sua casa. Foi um dos primeiros livros que li com este conceito mais minimalista, e me fez cair muitas fichas sobre o que havia guardando… Terminei o livro com umas boas sacolas pra doação.
Já Essencialismo é um livro mais extenso e denso mas indispensável nessa jornada! Greg McKeown esteve na lista dos mais vendidos do New York Times e nos faz perceber com algumas reflexões a quantidade de coisas, tarefas e posses que só nos tiram tempo e energia. Nos leva à entender que uma vida com mais significado e apenas o essencial é muito mais fácil e saudável de ser levada.
Outro baita autor e adepto da filosofia de vida minimalista é Joshua Becker que escreveu “A casa minimalista“, e através de sua própria experiência nos faz refletir sobre o tempo e energia que gastamos muitas vezes pra arrumar coisas que nem usamos, que nem gostamos e que não nos trazem nenhuma satisfação, enquanto o tempo lá na rua e a oportunidade de brincarmos com nossos filhos passa…
A lista sobre livros de organização é extensa e muito rica (ufa! que bom!). Nos próximos posts vou trazer mais indicações 😉
Qual destes você já leu? Comenta aqui embaixo o que mais gostou.