Para muitos, tirar os sapatos antes de entrar em casa pode ser só questão de higiene, já que os calçados são cheios de bactérias que podem causar e transmitir doenças e distúrbios gastrointestinais, principalmente em crianças pequenas que circulam livremente pelo chão.
Manter o “sapato da rua” logo na entrada pode reduzir em até 85% a quantidade de poeira, sujeira e toxinas que invadem a sua residência.
Como já vi em outros países que visitei, como Austrália, Indonésia e Holanda, deixar os sapatos no hall de entrada é muito comum. As pessoas costumam ter aparadores logo na entrada ou às vezes no corredor dos prédios, pro lado de fora da porta para evitar que a sujeira da rua, chuva e terra entrem, principalmente porque a maioria das casas tem carpete na área de maior circulação.
Mas nem em todos os lugares a preocupação é essa… para países como Japão e Rússia significa algo mais...
O hábito de tirar os sapatos para os japoneses significa que você está deixando as preocupações e os problemas do lado de fora, e consideram isso uma forma de purificação.
No Japão este espaço que precede a área social tem até nome, chama Genkan, trata-se de um desnível logo na passagem da porta principal.
É nesse local que deve ser feita a retirada dos calçados e a troca, na maioria das vezes, por um chinelinho disponibilizado aos convidados.
Mas ainda existe outra regra: não é simplesmente tirar os sapatos, deixá-los em qualquer lugar, de qualquer maneira – é educado virar a “frente” do seu sapato para a porta de entrada.
Seja para proteger a sua casa das bactérias ou das energias impuras dessa sujeira espiritual, você pode recorrer a alguns itens funcionais na hora de decorar a casa.
Veja algumas ideias de onde deixar os sapatos na entrada do apartamento, facilitando a organização e a limpeza em casa.
Os nichos, como da imagem abaixo, podem ser comprados em mdf, pré fabricados ou encaixados até com caixotes, se quiser um ambiente mais rústico.
Na imagem dois, você vê um banco que pode ser dos mais variados materiais e estilos e desta forma limita a área onde colocar e tirar os calçados. O banco também pode servir de apoio para bolsa e até uma bandeja ou cesto organizador para colocar chaves e carteira, no caso de substituir o uso de um aparador.
Pra quem tem mais espaço no hall e até um armário, esta área também é ideal para ganchos para os chapéus e casacos e porta guarda chuvas.
Escolha itens funcionais e decorativos como porta sapatos para entrada. Pode ser um caixote, uma prateleira, um raque… pode ser bem colorido ou mais clássico. Como qualquer item de design, alguns pontos como o seu estilo próprio, o orçamento e a funcionalidade vão determinar qual faz mais sentido adquirir.
Deixar um banquinho próximo dos calçados também pode facilitar a retirada e a troca, especialmente para as pessoas mais velhas.
Tenha um par de chinelos para cada membro da família e ofereça pantufas para visitas ou chinelos.
Você vai ver que se tiver um espaço apropriado para a troca, talvez até um capacho simpático (olha este aqui embaixo), não será preciso nem pedir e o próprio convidado vai perceber como a sua casa funciona e vai respeitar sem colocar ninguém em saia justa.
Olha que fofos esses capachos que encontrei!!
Além de todas essas razões pra você tirar o sapato antes de entrar em casa, um estudo publicado no site científico NCBI, desenvolvido pelo James Oschman, doutor em biologia pela Universidade de Pittsburgh, mostra que andar descalço faz bem pra saúde e aumenta a sensação de bem-estar. Ter contato direto com o solo melhora a coordenação, o equilíbrio e a postura.
De acordo com o site ativista Collective Evolution, calçados isolam os elétrons responsáveis pela ativação do bem estar sugerido por Oschman, e neste caso não irão se espalhar pelo corpo agindo como antioxidantes. O mesmo vale para solos de asfalto, madeira, plástico ou vinil. Porém, se você usar calçados com solado de couro ou couro vegano, os benefícios do “aterramento” podem ainda ser sentidos. Segundo o estudo, não precisa necessariamente ficar descalço na terra. Pisar na grama, areia, concreto e até telhas de cerâmica também funciona para colher esses benefícios.
informação de utilidade pública: Vale apenas alertar que uma vez descalço, esteja atento à atração comprovada cientificamente do seu dedinho mindinho com a mesinha de centro da sala.
Afinal, este é um hábito antigo e cultural e num período pós-pandemia (a pandemia já acabou?) ele faz ainda mais sentido atualmente!
Devemos nos proteger sempre, seja física ou espiritualmente. 😉
Separei algumas sapateiras que gostei no mercado pra te indicar. É só clicar na imagem pra ver todos os detalhes, valores e dimensões.
Qual das três é sua preferida?
Você também quer um ‘genkan’ em casa? Como você pode implantar esse hábito?