Minimalismo
Tire o sapato antes de entrar em casa!
25 de setembro de 2015
0

 

O hábito de tirar os sapatos ao entrar em casa vem do Japão e para eles significa que você está deixando as preocupações e os problemas do lado de fora, uma forma de purificação. Eles chamam essa sujeira espiritual de energias impuras.
Como já vi em outros países que visitei, como Austrália e Indonésia, este hábito também está intrínseco, mas na maioria dos lugares por uma questão de higiene.
A Agência Nacional de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) estima que 96% dos calçados de quem caminha pela rua têm contato com germes e bactérias, e isso pode acabar provocando doenças sérias, especialmente para crianças pequenas.
A notícia boa é que você pode evitar que essas bactérias entrem na sua casa deixando os calçados logo no Hall de entrada, e no Japão o espaço reservado para os sapatos tem até nome, genkan , que trata-se de um desnível logo na passagem da porta.

 

genkan

 

É nesse local que deve ser feita a retirada dos calçados e troca, na maioria das vezes, por um chinelinho aos convidados.
Mas ainda existe outra regra: não é simplesmente tirar os sapatos, deixá-los em qualquer lugar, de qualquer maneira – é educado virar a “frente” do seu sapato para a porta de entrada.

Desta forma, é possível reduzir em até 85% a quantidade de poeira, sujeira e toxinas que invadem sua residência. Outra maneira é criar o hábito de limpar regularmente os solados com produtos específicos e sustentáveis para isso.

Veja algumas soluções práticas para inserir isso na sua rotina também, facilitar a organização e a limpeza da sua casa, além de não deixar as energias negativas e impuras entrar.

organização hall de entrada 3

hall de entrada sapatos

 

Escolha itens funcionais e decorativos para deixar os sapatos. Pode ser um caixote, uma prateleira, um raque… pode ser bem colorido ou mais clássico, de acordo com a decoração e seu gosto pessoal.

sapatos hall

Deixe um banquinho próximo também para facilitar a retirada do calçado, especialmente para as pessoas mais velhas.

cesto com chinelos genkan

Tenha um par de chinelos para cada membro da casa e ofereça aos seus convidados também para que não se sintam desconfortáveis. Você vai ver que explicando o propósito disso eles logo entenderão e já vão se acostumar de como funciona na sua casa.

cesto com pantufas genkansapatos hall 2    sapateira em pvc

 

 

 

 

 

 

 

 

cabides-e-sapateira-no-hall-de-entrada

HALL-DE-ENTRADA-DELICADO-DACTYLO-MÓVEIS-DE-MADEIRA

E aí, gostou das sugestões?

Você também tem um ‘genkan’ na sua casa? Que tal incorporar esse hábito?

 

Deixe uma resposta

um − um =