Conferência Personal Organizer 2017
26 de agosto de 2017
2

Aconteceu nos dias 18 e 19 de agosto de 2017 a 4ª edição da Conferência Personal Organizer Brasil, em São Paulo, considerado o maior evento de organização da América Latina. Nos anos anteriores pude estar presente e sempre é muito válido para aprendizados e networking. Neste infelizmente não pude comparecer mas vou contar um pouquinho pra vocês como foi pelo que acompanhei via web e através das minhas colegas organizers.

Este ano o evento contou com participações super especiais e internacionais como Peter Walsh. Peter nasceu na Austrália e é famoso pelas séries da TV como ‘Extreme Clutter’ e teve participação regular no Oprah Winfrey Show, tornando-se referência mundial em organização. Walsh se destacou pela motivação em educar empresas no conceito de organização, melhorando a satisfação e eficácia dos colaboradores. Foi assim que iniciou, em 1994, sua trajetória no segmento e hoje já é autor de sete livros best-sellers do New York Times.

Peter é um palestrante frequente e já fez inúmeras apresentações por todo os Estados Unidos, sobre como ter uma vida mais organizada, e foi um “porta-voz” da organização para diversas empresas, como Walt Disney, Ikea, Microsoft, Chase, O Cedar, California Closets, e Associações de Organizadores Profissionais, como a NAPO nos USA e AAPO na Austrália.

Nesta edição da Conferência Personal Organizer Brasil, Peter falou sobre “Personal Organizers – Mudando vidas e mudando o mundo” e trouxe uma abordagem muito bacana em relação à como lidar com pessoas, acima de tudo, e o papel importantíssimo que um profissional em organização tem na compreensão das causas da desorganização daquela pessoa e como apoiá-la da maneira mais gentil possível nesse processo.

Como de costume, o evento foi aberto com a fala do fundador da OZ! Organize Sua Vida e idealizador do evento, José Luiz S. Cunha. José Luiz trouxe alguns dados do Mercado de Organização no Brasil e como este segmento está crescendo e se desenvolvendo cada vez mais em todo o país.

Além de Peter, estiveram presentes Micaela Góes, apresentadora do Programa Santa Ajuda no GNT, em um painel junto do Peter e José Luiz.

 

Outra ídola convidada foi Thaís Godinho. Thaís é autora do blog e do livro de mesmo nome, Vida Organizada, e professora do Método GTD™, no qual estou estudando e me especializando sempre mais.

Carol Rosa participou do painel Cases que inspiram (não poderia ser diferente disso), ao lado de Paula Furlan (SC) e Jessica Caroline (Divinópolis-MG). Carol é personal organizer no Rio de Janeiro e já fez closets e organização de diversas celebridades, como Débora Secco, Juliana Paes, André Marques, Lala Rudge e etc. É sempre referência no assunto e eu a acompanho muito pelas redes sociais! No final do ano vou ter a alegria de fazer um curso com ela aqui em Porto Alegre.

Gil Giardelli, que também já esteve presente em edições anteriores, é especialista em marketing e falou sobre “A valorização do profissional relacionado à economia criativa”.

No painel com organizers de todo o Brasil, minha querida amiga e colega Gisele Zanette, de Criciúma esteve presente representando o Sul do Brasil! Ao lado de Priscila Randow (Aracaju-SE), Martinha Sol (Manaus-AM) e Melissa Albuquerque (Brasilia-DF). Elas falaram sobre a valorização da profissão, precificação do mercado e como cobrar.

Diversos workshops com temas sobre negócios, economia, oratória, profissão e mercado, além de painéis voltados à valorização da profissão, tratando de cases de sucesso e interações sobre ética profissional também foram realizados e os participantes se inscreviam conforme interesse.

 

 

 

Confira abaixo os temas e palestrantes:

  • Começando do começo: como planejar o seu negócio, Irene Loureiro
  • Como aumentar minha produtividade e melhorar minha comunicação através dos mapas mentais, Liz Kimura
  • Organização além do armário, novos caminhos para a profissão, Natália Ortiz
  • A praticidade dos produtos organizadores e novas soluções, Claudia Pilli
  • Identificando o cliente desorganizado crônico, Deborah J.Williamson Passos e Yolanda Hollaender
  • Como perder o medo de empreender, Márcia Nadler
  • Painel Entendendo a Ética e seus Desdobramentos, com Miriam Espinhaço/ Kalinka Carvalho / Verônica Cavalcanti / Mediadora: Fernanda Graeff

Em paralelo à feira, aconteceu a 2ª edição do encontro Organiza Brasil. Uma feira aberta com marcas de produtos organizadores e itens para o lar que visa atingir o público local e interessados, sempre com muitas novidades e apresentando tendências de mercado. Os visitantes puderam participar de cursos de capacitação com os principais personal organizers do Brasil, com conteúdos voltados para melhoria da organização, ressaltando a produtividade, praticidade e qualidade de vida.

Eventos como este, e como o que aconteceu em Porto Alegre este ano organizado por Fernanda Graeff, fortalecem o Mercado de Organização e permitem mais qualificação ao Personal Organizer. Tendo em vista que esta é uma profissão que vem crescendo cada vez mais e as pessoas buscam através da organização, mais qualidade de vida, melhor gestão do tempo e mais tempo livre para fazerem o que gostam. Os benefícios da organização são cada vez mais visíveis e eventos como este dão ainda mais visibilidade à um mundo de oportunidades que existem, para organizadoras e clientes.

As áreas de atuação de um personal organizer são inúmeras, como residências, escritórios, documentos, lojas, estoque, nichos como idosos, crianças, e ainda aumento da produtividade e organização digital.

A organização proporciona maior controle sobre sua própria vida e está adequada para qualquer pessoa que busque mais equilibrio e bem estar.

Em entrevista à um site local, Kalinka Carvalho, organizadora profissional há sete anos e ‘embaixadora oficial da organização no Brasil’, ressalta que a organização com a própria carreira é princípio básico de sucesso na profissão. “Entrar nesse mercado exige um espírito de empreendedorismo e, muitas pessoas, fazem cursos e não conseguem seguir na área. O trabalho de personal organizer requer uma estrutura, afinal, temos que nos organizar antes de organizar a vida de nossos clientes”, afirma a empresária.

Deixe uma resposta

vinte − dez =

2 comments

  1. Reeeeee amei o artigo parabéns 🙂 Beijokas e até ano que vem 🙂

    1. obaaa!! Obrigada Kalinka! fico muito feliz em te ver por aqui :*** bjss