Minimalismo
Como Organizar a Casa
17 de abril de 2015
0

 

A Organização é essencial em qualquer espaço, otimiza tempo, amplia os ambientes e facilita na manutenção da limpeza doméstica.

Porém na rotina do dia a dia de uma família, as tarefas mais simples podem se acumular e acabar transformando o seu lar num verdadeiro CAOS!
(se identificou?)

Confira estas dicas rápidas para manter sua casa em ordem e a família em harmonia!

DIVIDA AS TAREFAS
Se você mora com alguém, ou tem crianças em casa, aprenda a delegar as atividades. Desta forma você não fica sobrecarregado e todos se sentem responsáveis em manter a casa em ordem.
Algumas tabelas já foram publicadas e nos mostram que tipo de atividade é adequada para cada idade. Por exemplo, uma criança de 2 a 3 anos já pode colocar os guardanapos na hora de montar a mesa e guardar seus próprios brinquedos, enquanto uma criança de 6 a 8 anos já está apta a varrer e lhe ajudar a tirar o lixo da casa.

CUMPRA UM CALENDÁRIO
Com as tarefas delegadas em mãos, especialmente para os adultos, lance em uma planilha impressa qual atividade é de cada responsável e em que momento ela deve ser cumprida.
Por exemplo, o filho 1 ficará responsável por tirar o pó toda terça-feira na volta do colégio enquanto você prepara o almoço, ou um adulto faz as compras toda a terça-feira de manhã enquanto outra pessoa lava a louça.
As tarefas devem ser dispostas de acordo com o compromisso pessoal de cada um (trabalho, escola, academia…) de maneira consciente e sem sobrecarregar ninguém, a ideia é justamente promover uma divisão equilibrada e o mais justa possível.
A rotina organiza a mente e passa a ser um hábito natural em pouco tempo.

PROGRAME O CARDÁPIO
Se você tem o hábito de fazer as refeições em casa, experimente elaborar um Menu Semanal. No Domingo a noite ou nas Segundas pela manhã liste as refeições da semana inteira e programe-as como for necessário (compras, recepção de convidados, etc)
Desta forma você poupa o estress diário de pensar no que vai comer ou acabar comendo um pão de ontem no jantar.

REVISE A CASA TODAS AS MANHÃS
Experimente acordar 20 minutos mais cedo (vai depender do tamanho da sua casa) e recolha tudo o que está fora do lugar. Se você fizer isto pelo menos 4 vezes por semana você já vai conseguir manter a ordem com mais facilidade. Não espere acumular!!! Você vai ver que logo se torna um hábito e vai lhe poupar muitas horas no final da semana.

TENHA UMA CAIXINHA DA BAGUNÇA
Ao invés de fazer A Casa da Bagunça, separe uma caixa ou cesto em que você possa largar tudo o que encontrar fora do lugar naqueles dias em que não estiver arrumando. Assim você acumula a bagunça num único lugar e não compromete o bem estar do restante da casa.

UTILIZE DE PRODUTOS/SERVIÇOS FUNCIONAIS
O mercado está cheio de opções funcionais pra nos ajudar no dia a dia e poupar nosso tempo, veja o que funciona pra você! Seja um triturador na pia, um aspirador de mão ao invés da vassoura, uma cestinha para café da manhã que fica pronta na geladeira ou até cestos etiquetados para separar roupas brancas de coloridas na hora de lavar.

Parece complicado?

dicas de organizacao

 

A organização pessoal proporciona economia de tempo e energia dando-nos controle sobre nossas vidas, oportunizando o foco nas relações pessoais e profissionais para que você tenha mais tempo de dedicar-se a coisas que lhe dão prazer.

Implemente pelo menos uma dessas dicas a cada semana na sua casa e me diga como foi. Tenho certeza de que será muito positivo!

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

quatro × 5 =