Organização de Residências
Quarto de Criança, Método Montessori
10 de outubro de 2015
0

 

Quando a gente pensa em Quarto de Criança parece que já associa diretamente a um ambiente caótico, com brinquedos espalhados por todo o lado e uma correria insana da mãe, do pai e da babá, quando houver, para manter tudo em ordem.
Mas não precisa ser assim, trazendo elementos de organização pode ser muito mais fácil manter e devolver pro lugar quando acabar a brincadeira.
Um estilo muito comentado hoje em dia são os quartos Montessori, você já ouviu falar?
O Método Montessori foi desenvolvido por volta de 1907, por uma italiana chamada Maria Montessori. Além de médica, Maria Montessori era educadora e seu método propunha a criação de um ambiente de aprendizado mais criativo. Um quarto montessoriano é um ambiente que estimula a aprendizagem das crianças sem limitar a sua natural criatividade e necessidade de expansão.

 

Em um ambiente rico e estimulante, a criança torna-se capaz de aprender sozinha por meio de suas próprias experiências, desenvolvendo-se de forma espontânea, criativa e saudável.
O método parte de uma premissa de decoração diferenciada, que coloca o colchão no chão e preza por um espaço amplo e aconchegante para que as crianças explorem tudo ao seu redor.
Esse ambiente tem que ser pensado de forma que a criança fique segura e livre ao mesmo tempo. Tomadas e objetos pontiagudos devem ficar fora do alcance da criança, por exemplo.

quarto-montessoriano-7
E tudo isso além de estimular a criança a se sentir mais livre, facilita também na organização pois ela vai assumindo responsabilidades nas proporções certas de manter o seu próprio ambiente em ordem, o que facilita muito a vida dos pais ou de quem arruma esse quarto. Além disso, a premissa montessoriana é de mais espaço e poucos objetos. Os pais que querem aderir a este modelo devem se perguntar se é necessária a quantidade de brinquedos e objetos que existem atualmente. Isto vai totalmente de encontro a proposta de uma personal organizer que visa o descarte e a manutenção somente do essencial.

quarto-montessoriano-11
A proposta de decoração montessoriana defende que é preciso tentar fazer com que tudo esteja ao alcance da criança e no seu campo visual, para que ela tenha acesso livre a todos os objetos e desenvolva autonomia. Por isso, abuse de estantes baixas, cadeiras e mesas proporcionais ao seu tamanho e camas baixas, além de quadrinhos na parede e enfeites em geral.

quarto_montessoriano_ex08-600x533
No quarto montessoriano, o espelho serve para que a criança possa se conhecer e entender que é uma pessoa distinta da mãe. Quando ela ainda não engatinha, esse espelho pode ser instalado na horizontal, ao lado da cama. Mais tarde, pode ficar na vertical, em outra parede. Para garantir a segurança dos pequenos, é importante que esse espelho seja de acrílico e fique bem fixado à parede.
A decoração deve ser bem minimalista para que a criança consiga desenvolver a concentração e brincar com uma coisa de cada vez.

quarto-montessoriano-1

Gostou? Como você pode começar a aplicar este conceito no quarto dos seus filhos?

 

Deixe uma resposta

onze − 6 =