Época de Quarentena e o Destralhe
4 de abril de 2020
0

Talvez essa seja uma boa hora pra você escolher o que realmente importa manter dentro de casa. Excessos já não fazem sentido, e pode ter gente precisando mais disso do que você neste momento.

Agora que você já deve estar há mais de uma semana dentro de casa, você provavelmente está olhando para tudo com olhos diferentes… dando valor para o que não tinha importância antes, e percebendo o quão fútil podem ser outras…


Olhe com cuidado para o que está ‘acumulando’. Isto realmente faz sentido manter na sua vida?E quais aquelas você ainda quer comprar/conquistar mas não tem espaço livre pra receber?


Uma vez que você tome a decisão de DESTRALHAR SUA CASA, comunique à todos os envolvidos e com quem você divide este espaço e peça que eles se juntem à você. E se não quiserem, que cada um respeite o seu espaço e você possa fazer a sua parte.


Por onde começar após esta conversa honesta com todos os envolvidos.

Vamos lá!

  1. Dê uma volta por cada cômodo e reúna as ‘famílias’

Faça como se entrasse pela porta da frente da sua casa e vá recolhendo tudo que não faça parte daquele cômodo. Pode ser um par de sapatos, um copo sujo, um brinquedo…Perceba o que está fora de ordem e aos poucos vá realocando em cada lugar.

Alguns cômodos podem ser mais demorados e mais complexos que outros, tome o seu tempo. Coloque uma música no ouvido, vista uma roupa confortável, pegue um cesto ou uma caixa grande e vá passeando pela própria casa.Nesta etapa você talvez já encontre muita coisa que possa jogar fora… papéis, lixo, coisas quebradas… faça-o já, não precisa esperar outro momento. 😉

  1. Verifique a quantidade de itens repetidos ou em mau estado

Uma vez que você tenha sapatos com sapatos, copos com copos, brinquedo com brinquedo, escolha pelo menos um lugar por onde começar e analise com mais cuidado.

Na minha opinião, a cozinha é um dos lugares onde mais acumulamos.Quantos potes sem tampa? Quantos copos lascados? Quantas travessas que não usamos?Olhe com cuidado cada armário e faça uma pergunta honesta pra si mesma:

  • se realmente aquilo está em uso ou se está ocupando espaço à toa,

Ou principalmente a pergunta que mais me pega:

  • “Outra pessoa não faria melhor uso disto do que eu?”

Nesta etapa costumamos dividir em três categorias:

  • o que precisa de conserto/reparos
  • o que vai pro lixo
  • o que pode ser doado ou vendido

Da mesma forma essas perguntas podem ser feitas no closet/guarda roupas. Eu só incluiria mais duas perguntas fantásticas:

  • Eu me sinto bem nesta roupa?
  • Se esta peça estivesse à venda hoje, eu compraria?
  1. Revise a sua rotina e Refaça sua lista de necessidades

Se você acredita em energia, assim como eu, você talvez concorde que quando temos muito acúmulo não abrimos espaço para o novo chegar.

Talvez nesses últimos dias você tenha percebido a importância de se alimentar melhor, e que para isso são necessários alguns acessórios… como um bom processador, uma faca de qualidade, uma forma antiaderente… ou qualquer coisa que tenha surgido pra você.

O que acontece é que temos espaços limitados, dividimos com outros  e precisamos nos limitar nos consumos e uso dos lugares, por isso nunca nos foi tão importante se tornar CONSCIENTES de consumo e escolher com inteligência o que vamos consumir/adquirir.

Talvez agora você tenha percebido a quantidade de sapatos de salto alto que existe no armário e você já nem usa mais e não combina com a rotina que você tinha, e muito menos com a que você quer viver a partir de agora…

Por outro lado, talvez você estivesse guardando lá no fundo do armário a louça linda herdada da sua avó na espera de um momento especial! E mais do que nunca você percebeu que o momento mais especial é o jantar que você pode dar para sua família HOJE.

Reveja seus hábitos, reveja suas rotinas e suas reais necessidades.


Se não for agora, quando?


Destralhar é isso… tirar da frente o que não faz sentido. Dar espaço pro que realmente importa. Parar de perder tempo onde não queremos estar.


🙂 Espero que estejam bem.

Um beijo, de casa.

Siga e acompanhe nossas redes:

Deixe uma resposta

dez + quinze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial
YouTube
YouTube
Instagram