Dicas de Organização
Como fazer o Descarte
17 de abril de 2015
0

 

Em tempos de consumismo e de ambientes projetados cada vez menores, um dos nossos maiores problemas passa a ser o APEGO e o quanto acumulamos durante a vida, sem espaço físico para acomodar tudo.
Pessoas mais velhas e que já viveram muitas histórias normalmente têm mais objetos e roupas que as demais, mas esta não é a regra, vemos também muitos jovens com dificuldades de se desfazer de itens supérfluos ou que já não servem mais devido ao apego e ao que a peça pode representar emocionalmente.
Para ninguém é fácil se desfazer de lembranças e de bons tempos que passaram, mas é preciso fazer uma limpeza eventualmente (pelo menos a cada troca de estação), especialmente no guarda roupa, para que possamos deixar passar o que já não tem utilidade e vir a abrir espaço para o novo sempre que necessário.
O acúmulo tem diversos níveis e algumas vezes chega ao limite da patologia, mas para a média dos mortais sugerimos os passos abaixo para que esta doação seja mais leve do que parece e possa abrir espaço para tudo de bom que está por vir.

Woman Going Through Her Outfits

1. Separe o que você não usa
Tratando-se de guarda roupa, inicialmente separe tudo que você não veste ou até esqueceu que existe a pelo menos duas estações.

2. A partir desta seleção, vista cada peça e veja como você se sente. experimente as pecas

Nesta etapa você pode passar por 4 tipos de situações:

 

Não serve (está pequena ou grande) e sem previsão de uso:

DOE ou DESCARTE – Assim mesmo, direto e reto. Já se passaram dois verões e aquela blusinha de alça continua sendo promessa da “próxima vez”. Desapega, chegou a hora, não precisa mais se enganar.

 

Não serve (está pequena ou grande) mas você realmente espera utiliza-la novamente assim que: você emagrecer, engordar, fizer uma cirurgia ou esperar o céu virar cor de rosa.
Ok, podemos trabalhar com esta hipótese. Neste caso você pode optar pelo AJUSTE, que pode aumentar/diminuir a roupa para que ela fique “usável” neste momento, ou você pode guardar estas roupas em embalagens especiais de TNT e colocar em cima do guarda roupa para que não ocupem espaço e liberem ar fresco para as roupas do dia a dia.

 

A peça está velha, furada, rasgada:
DOE ou DESCARTE – Se em boas condições de uso, você pode Doar para uma instituição de caridade ou para pessoas necessitadas. Se em mal estado, lixo e desapegue.
CONSERTO – Procure uma costureira para consertar. Certifique-se de que após a devolução da peça você irá voltar a utilizá-la. Caso contrário o processo deve ser refeito desde o Passo 1.

 

home organizer, closet

 

Peça de uso contínuo e em bom estado:
CATEGORIZE – A forma mais fácil de ter espaço no guarda roupas e manter a organização em dia é ter o lugar de cada coisa!
De acordo com a sua preferência, separe as peças e guarde-as por cor, estilo, estação ou tecido. Essa escolha é muito pessoal e pode funcionar diferente pra cada pessoa, o importante é achar o lugar certo e garantir que o item vai sair e voltar para o mesmo espaço (Se necessário, utilize etiquetas identificadoras).
*Lembre-se também do cuidado na CONSERVAÇÃO dos itens, através do uso de produtos e cabides adequados para manutenção da estrutura da roupa ou objeto. (Isto vai lhe poupar o gasto extra com supérfluos)

 

woman-wardrobe

 

Sente-se mais leve?
Experimente fazer este exercício a cada troca de estação, tanto no guarda roupa quanto com papéis e objetos espalhados pela casa.
Com papéis algumas perguntas devem ser diferentes, falaremos mais deste processo em outro momento, mas com esta lógica já dá pra se desfazer de bastante coisa atrapalhando sua vida!

Limpar renova as energias e deixa o novo entrar com mais fluidez.

Deixe uma resposta

três × um =