Organização de Escritórios
4 Razões pelas quais você Procrastina (e como parar com isso)
30 de maio de 2016
0

Já andei falando aqui sobre procrastinação! e aqui ‘Regra dos 2 minutos para acabar com a Procrastinação’

 

Mas como sou fascinada por este assunto, este é um novo artigo sobre o assunto.

 

Foi num curso de autodesenvolvimento que estava fazendo em 2013 que me assumi como Procrastinadora e pude quebrar (literalmente) este hábito de uma vez por todas.

Cerca de 10 anos antes eu achei a palavra que significava “deixar tudo pra depois”, e a coloquei no meu caderno como uma das minhas maiores dificuldades e frustrações. Diante de tudo que eu estava me propondo a ser e a fazer, procrastinar era algo que definitivamente não me levava adiante.

Na dinâmica proposta, nós temos um pedaço de madeira onde escrevemos os 4 piores hábitos na nossa vida, aqueles que mais nos incomodam e achamos que já fazem parte da nossa personalidade. (qualquer um que estude um pouquinho sobre comportamento humano sabe que nenhum hábito é o que é e que não estamos presos a eles pro resto da nossa vida, aleluia!).

Pois um deles pra mim foi PROCRASTINAR. E aí na dinâmica eles te levam ao limite, te colocam no sentimento de ser essa procrastinadora e que malefícios aquilo te traz no dia a dia. E então essa madeira deve ser quebrada, junto de todos esses sentimentos ruins, de raiva e impotência.
Foi só depois de alguns meses, um ano talvez, que eu me dei conta de que graças aquele exercício, eu havia deixado de ser uma procrastinadora.

 

Toyo Miyatake Studio Rafu Shimpo Collection

(assim mesmo, meio ninja)

Eu aprendi a eleger minhas prioridades e a cumpri-las. E o prazer que a gente tem em dar um “check” bem grande e verde ao lado da tarefa que você tinha?

Cumprido. Done. Riscado.

Essas e outras dinâmicas foram aperfeiçoando vários hábitos meus. Mas ah! A procrastinação já não faz parte da minha vida _II_ e eu desejo que não seja mais a pedra do sapato de vocês também.

Não, este não é o único método de acabar com seus maus hábitos, mas pra mim foi muito eficiente e rápido. Você pode encontrar o seu também. Aqui eu trago palavras de um dos meus mestres, Jack Canfield, que espero faça cair algumas fichas e o leve à mais AÇÃO!


4 Reasons You Procrastinate and How to Overcome Them

De Jack canfield
Tradução livre Renata Cunha

 

1. Você procrastina porque está entediado

Questione as razões pelas quais você pode estar procrastinando. Que tipo de tarefas você tem deixado de lado? Elas são realmente importante pra você? Elas desafiam você?
Muito provavelmente você deve estar procrastinando tarefas que não te oferecem nada de bom, aparentemente. Pare e pense qual o sentido daquilo e porque deve ser feito!
Se for necessário, coloque-se em desafios maiores! Enxergue o propósito!

2. Você procrastina porque está exausto

Muitas pessoas procrastinam pois tem uma série de tarefas a cumprir e não dão conta. Só de enxergar aquela lista imensa você já desanima e não começa nem pela primeira. E tudo se torna uma bola de neve perigosa!
Eleja uma coisa de cada vez. Coma o Sapo logo cedo*. E comece.

3. Você procrastina porque está trabalhando em algo que você não curte

“Pessoas bem sucedidas fazem as coisas que pessoas ‘mal sucedidas’ não gostam de fazer.” Elas também não gostam de fazer algumas coisas, mas elas fazem pois sabem que é importante.

O ponto principal é acertar quando você está fazendo tarefas não tão motivadoras, mas importantes e que fazem parte do seu caminho para o sucesso, ou aquilo é completamente sem sentido e você está insistindo em algo que não te apoia.

 

Jack Canfield_life is too short“A vida é muito curta para estagnar em um trabalho que você não gosta”,  Jack Canfield

 

O tipo de trabalho que te apoia deve, na maior parte das vezes, estimular e te dar energia!

“Remember that the biggest rewards in life are found outside your comfort zone.”

(Lembre-se que as maiores recompensas da vida são encontradas fora da sua zona de conforto.)

 

4. Você procrastina porque é preguiçoso

Jack é muito direto neste momento.

Se você evita tomar ações porque você prefere chegar em casa e sentar de pés pra cima pra assistir a televisão, você claramente tem poucas chances de ter uma vida de abundância tão cedo.

Jack Canfield_successSucesso exige esforço, consistência, foco e abdicar de alguns confortos. Preguiça não é parte dessa equação.

 

Exercício:

Recolha-se agora e procure um lugar calmo.

Faça uma lista das coisas que estão te afastando do que você quer. Pergunte-se POR QUÊ você está tomando estas atitudes? Se você pode pensar em uma boa razão para a qual NÃO está completando determinada tarefa, então monte um plano de ação para COMO você irá fazer a partir de agora e QUANDO é sua previsão de término.

Faça isso com quantos hábitos ruins forem necessários. Repense, planeje e tome ações diárias para cada um deles.

Depois me conte como foi! 😀

Lembre-se, nada irá mudar pra melhor até que VOCÊ MUDE.

lista to do_organizer cunha

 

Deixe uma resposta

três × 3 =