Dicas de Organização
12 Formas de Vencer a Procrastinação
17 de abril de 2015
0

 

Por que fazer hoje o que você pode fazer amanhã?

Como vencer a procrastinação

1 em cada 5 adultos são considerados Procrastinadores

Procrastinação não significa necessariamente preguiça.

A Não-Ação é normalmente causada por ansiedade, medo de fracassar ou perfeccionismo negativo.

1. CONHEÇA VOCÊ MESMO
Entenda como a Procrastinação afeta a sua vida, pense sobre os hábitos que normalmente causam isto.
Quando você se conhece verdadeiramente você se aceita melhor com as suas limitações e dificuldades, sem julgá-las. Se conhecer melhor te ajuda a evitar o que causa os “adiamentos”.

 

2. PRATIQUE A GESTÃO DO SEU TEMPO
Crie estimativas de quanto tempo você leva para finalizar determinadas atividades. Compare as estimativas com as reais práticas e analise.
Planejamento organiza o seu dia a dia e lhe permite simplificar as atividades rotineiras melhorando a qualidade do seu trabalho e evitando o estresse.

 

3. MUDE A SUA PERSPECTIVA
Pense no que te atrai nas tuas atividades. Veja além daquilo e descubra uma maneira prazerosa de realizar aquela tarefa. Quando você identifica melhorias pessoais significativas você se motiva a permanecer agindo. Reconheça o seu esforço.

 

4. COMPROMETA-SE
Liste tarefas que você vai se comprometer a finalizar até o final do dia. Marque um V (check) a cada atividade que completar. O fato de reforçar com sua assinatura o fechamento daquela atividade reforça suas habilidades e metas cumpridas e te motiva a listar novas.

 

5. TRABALHE EM AMBIENTES PRODUTIVOS
Se você tem a oportunidade, escolha ambientes agradáveis de se trabalhar, desde o lugar onde você senta até de quem você está próximo (do colega que lhe desvia a atenção ou do que lhe ajuda a manter o foco). Evite ambientes barulhentos ou que te distraiam com facilidade como televisão, vista para a rua e onde circula muita gente. É sabido que ambientes mais tranquilos são mais fáceis de manter o foco e completar suas tarefas.

 

6. SEJA REALISTA
Determine metas reais que você possa cumprir. Tenha paciência, as mudanças não virão do dia para a noite. Você evita a auto sabotagem quando coloca metas possíveis de alcançar e se determina a isso. Expectativas irreais alimentam a procrastinação, afinal, Por que trabalhar em algo impossível de alcançar?

 

7. SEJA OTIMISTA
Tenha conversas motivadoras consigo mesmo. Reforce atitudes positivas, evite pensamentos derrotivos antes mesmo de começar, encoraje você mesmo a seguir em frente com suas metas.

 

8. AGENDE-SE
Tenha uma agenda de compromissos flexíveis que te permitam incluir atividades importantes mas também abra tempo livre para atividades extra curriculares. Se você tiver uma agenda muito rígida pode se sentir estressado e cansado antes mesmo da semana começar. Com poucas e certas atividades você se sentirá feliz e leve ao realizá-las.

 

9. REPARTA O QUEIJO
Dedique pequenos espaços de tempo para um grande projeto. Complete o máximo que for possível sem pressão. Grandes atividades parecem menos assustadoras quando as dividimos em pequenos objetivos semanais, além de reduzir os obstáculos que você pode vir a enxergar numa grande tomada de decisão.

 

10. MELHORE SUA HABILIDADE EM APRENDER
Foque menos na gratificação presente do resultado, e mais no que você está aprendendo para o seu futuro. Você treina seu cérebro e melhora sua habilidade em evitar a procrastinação.

 

11. PREMIE SEU PROGRESSO
Crie um sistema de recompensas que celebrem o sucesso das metas atingidas. Da mesma forma, liste pequenas punições para as que não foram cumpridas. Reforços positivos incentivam e te motivam a atingir os próximos, enquanto as punições te guiam de volta para o caminho correto e te dão a oportunidade de agir!

 

12. APRENDA A PERDOAR-SE
Se você escorregar, não seja tão duro consigo mesmo. Entenda que não existe uma solução rápida diante de todo o seu histórico de procrastinação. Este hábito está provavelmente “maduro” no seu psicológico, você conviveu muitos anos com ele, portanto mudar de atitude exige tempo e disciplina, para que teus objetivos sejam alcançados com sucesso. Perdoe-se e siga em frente!

 

Procrastinar é mais do que não fazer determinada atividade… é o MEDO DE AGIR. A solução?

Tenha fé em si mesmo, viva o presente e projete metas realistas que você possa atingir com sucesso!

Boa sorte! 🙂

Deixe uma resposta

dezoito − três =